Universidade de Coimbra lança Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica

Projeto pretende pensar e preparar a escola do futuro, juntando a Universidade de Coimbra a investigadores e professores de prestigiadas instituições internacionais parceiras. Evento de lançamento decorre na segunda-feira, dia 9

RS
Rui Marques Simões
05 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

Como compreender e preparar as transformações no modo de ensinar e aprender, hoje e no futuro? Para responder a esta questão e dar o primeiro passo na construção de um ecossistema de reflexão, troca de experiências e aprendizagem cooperativa, a Universidade de Coimbra promove, na próxima semana, entre 9 e 11 de janeiro, o evento de lançamento da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica, que agrega ensino superior e ensino básico e secundário.

Reunindo um grupo de investigadores e professores de prestigiadas instituições internacionais parceiras da UC – o consórcio de instituições de ensino superior STHEM Brasil, o SEMESP (também do Brasil), o Instituto Tecnológico de Monterrey (México) e a Arizona State University (EUA) – e de escolas projetos piloto de inovação pedagógica – Agrupamentos de Escolas de Boa Água, de Cristelo, Fernando Casimiro Pereira da Silva [Rio Maior], Marinha Grande Poente e de Vila Nova da Barquinha – o evento inclui vários workshops, mesas redondas e momentos de partilha de experiências destinados à comunidade de docentes participantes.

A sessão de abertura do evento decorre na segunda-feira, 9, pelas 10h30, no Auditório da Reitoria. Após uma apresentação geral da iniciativa por parte da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de Estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, serão celebrados – pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão – protocolos de colaboração entre a Universidade de Coimbra e o STHEM, o SEMESP, o Instituto Tecnológico de Monterrey e a Arizona State University, assim como acordos de parcerias entre a UC e as cinco escolas Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica.

A Iniciativa Estratégica de Inovação Pedagógica enquadra-se Living the Future Academy (liderado pela Universidade de Coimbra e financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência) e pretende contribuir para uma aliança estrutural, com instituições internacionais e de diferentes níveis de ensino, capaz de ponderar e adequar (de forma consistente e refletida) modelos de ensino-aprendizagem aos desafios das sociedades atuais e de um novo perfil de estudantes. Para tal, comportará uma agenda de trabalho anual, integrando formação, mobilidade, investigação e construção conjunta de referenciais.

Mais informações e o programa completo do evento de lançamento da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica estão disponíveis aqui.