Universidade de Coimbra lança iniciativa Inovação@UC

16 julho, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

A Universidade de Coimbra acaba de lançar a iniciativa Inovação@UC, uma ação da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade do Conselho Geral da instituição, centrada num evento anual de promoção da inovação. A primeira edição deste evento, prevista para 5 de novembro, já tem inscrições abertas, a partir do endereço https://inova.uc.pt/.

O evento Inovação@UC pretende colocar a inovação no centro da atividade da Universidade de Coimbra. Em apresentações muito curtas (15 minutos), os participantes poderão conhecer vários projetos em destaque na Universidade de Coimbra, mas também em várias empresas e outras instituições de Investigação, Desenvolvimento e Inovação nacionais e estrangeiras. Existirão ainda períodos de contacto (networking), nos quais será possível trocar experiências e criar ligações para o futuro.

“Com esta iniciativa, a Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade do Conselho Geral da Universidade de Coimbra pretende atingir três objetivos essenciais: apresentar uma UC dinâmica, sintonizada com a sociedade, a economia e as empresas e que procura colocar o conhecimento na realização de novas formas de fazer, estar, organizar e ver o mundo; criar um ponto de encontro anual com a inovação na UC, mostrando algumas das suas realizações e procurando alterar a perceção pública sobre o papel que a Inovação desempenha no seu dia-a-dia; e mostrar como outras instituições e empresas gerem a inovação, qual o papel que desempenha na sua atividade diária e que resultados têm obtido”, descreve Norberto Pires, membro do Conselho Geral e da Comissão Organizadora do evento.

O conhecimento gera inovação, a inovação gera produtividade, a produtividade gera crescimento económico. Esta iniciativa coloca a Universidade de Coimbra entre os agentes da inovação e do crescimento, em benefício da economia, da sociedade e do bem-estar dos cidadãos“, conclui a Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias.

Rui Marques Simões