Universidade de Coimbra lança nova plataforma dedicada ao Arquivo Audiovisual do jornalista Max Stahl

A nova plataforma está a ser desenvolvida pela UC Framework.

KP
Karine Paniza
MS
Milene Santos
RS
Rui Marques Simões
20 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar a nova plataforma do Arquivo Audiovisual Max Stahl.

A iniciativa acontece por ocasião da celebração do 20.º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste. A UC dá assim nova vida aos conteúdos recolhidos e produzidos por Max Stahl.

O jornalista foi uma figura determinante na difusão do conflito armado em Timor-Leste, nomeadamente o massacre no cemitério de Santa Cruz, perpetrado pelas tropas indonésias.

Max Stahl faleceu em outubro de 2021 e tinha uma relação próxima com a Universidade de Coimbra. A UC, como fiel depositária do Arquivo Max Stahl, pretende valorizar este importante legado, sendo a nova plataforma um elemento determinante para promover a disseminação do trabalho do repórter, que teve um papel crucial no processo de independência de Timor-Leste.

A nova plataforma está disponível em https://www.uc.pt/collections/max-stahl/.

A cerimónia de apresentação da plataforma contou com as intervenções do Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, da Diretora do Arquivo da UC, Cristina Freitas, do Líder de Gestão de Projetos da UC Framework, Jorge Gamito, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Eis o que pode fazer: