Universidade de Coimbra lança prémio de incentivo à inovação em homenagem a Joaquim Norberto Pires

O galardão pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas pela comunidade UC no contexto da sua atividade.

CR
Catarina Ribeiro
20 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar o Prémio Inovação J. Norberto Pires em homenagem ao professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que faleceu em agosto de 2021. As candidaturas arrancam hoje, dia 20 de julho, e prolongam-se até ao dia 30 de setembro.

O galardão pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas por estudantes, colaboradores, docentes ou investigadores da Universidade de Coimbra, ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua atividade. O projeto escolhido pelo júri vai receber 6 000 euros; ou 3 000 euros, caso sejam duas as propostas vencedoras.

Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o Prémio Inovação J. Norberto Pires «é uma merecida homenagem a alguém que nos deixou demasiado cedo e cujo trabalho na área da inovação merece o devido reconhecimento, o mesmo se podendo dizer do seu empenho e dedicação à UC ao longo da sua prestigiada carreira académica».

O Prémio foi proposto pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra, órgão que Joaquim Norberto Pires integrava, sendo coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade. Nas palavras da Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, a proposta de criação deste galardão nasceu para, em simultâneo, «reconhecer e distinguir iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Universidade e homenagear o Conselheiro Norberto Pires, que, tendo partido cedo demais, viveu, no entanto, o suficiente para deixar uma marca muito forte na inovação na Universidade de Coimbra».

Podem concorrer ao Prémio iniciativas ou projetos de inovação de diversas áreas, nomeadamente científica, cultural, artística, empresarial, social, financeira, de gestão, de governação, de organização interna ou ideias de negócio, excluindo a vertente pedagógica. A candidatura pode ser apresentada a título individual ou em equipa (com, no máximo, três pessoas).

A cerimónia de entrega do Prémio Inovação J. Norberto Pires vai decorrer no dia 9 de novembro de 2022, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Mais informações sobre o Prémio Inovação J. Norberto Pires estão disponíveis em www.uc.pt/premionorbertopires/.