Universidade de Coimbra manifesta pesar pela morte de Rui Nabeiro

19 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) manifesta profundo pesar pelo desaparecimento, este domingo (19), do Comendador Rui Nabeiro, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Economia desta instituição.

"É com tristeza que nos despedimos e apresentamos sentidas condolências à família e amigos do Comendador Rui Nabeiro, uma das figuras mais consensuais da sociedade portuguesa das últimas décadas, com um percurso de vida extraordinário. Recordamo-lo pelas suas múltiplas facetas de relevo, principalmente como empresário de perfil humanista e solidário, com um vasto contributo para os mais variados domínios da vida nacional, um perfil justamente reconhecido no passado mês de junho com o Doutoramento Honoris Causa", afirma o Reitor, Amílcar Falcão.

Também a Faculdade de Economia da UC (FEUC) apresenta as mais sentidas condolências à família do Comendador Rui Nabeiro e à administração do Grupo Nabeiro. Para o diretor da FEUC, Álvaro Garrido, o Doutoramento Honoris Causa que lhe foi concedido “deu-nos o privilégio da sua presença e um convívio humano inolvidável. O seu exemplo humanista e a cultura de empresa que soube construir e difundir são referências éticas fundamentais para a comunidade académica e para a gestão das organizações.”

Nota de pesar da FEUC

Nascido em 28 de março de 1931, no seio de uma família humilde, o comendador Rui Nabeiro foi um verdadeiro exemplo de vida. Em 1961 criou a Delta Cafés que daria origem a um grupo empresarial que hoje é líder no mercado dos cafés em Portugal e que cresce, paulatinamente, nos mercados internacionais. Rui Nabeiro sempre se esforçou por acompanhar os que lhe estão por perto. Com os recursos de que dispôs nas diferentes etapas da sua vida, apoiou e contribuiu para o bem-estar de muitos.

Rui Nabeiro foi e sempre será lembrado como um dos grandes empresários portugueses de sucesso notável no panorama económico de Portugal. Foi igualmente reconhecido como um caso sério de envolvimento humanitário e de responsabilidade social. Ao longo do percurso e expansão da Delta Cafés, Rui Nabeiro nunca descurou a sua vertente profundamente social, que faz com que a sua obra tenha a classificação de “Empresa Rosto-Humano”.

Ao longo da sua vida foi justamente agraciado com várias homenagens públicas, certamente escassas para a sua longa dedicação dos outros. Em junho de 2022, a Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Economia (FEUC), teve o privilégio de lhe conceder a mais elevada distinção atribuída por uma Universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituem uma referência inspiradora para toda a sociedade. Por essa ocasião, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amilcar Falcão, afirmou: “Com esta justa homenagem ao comendador Rui Nabeiro retomamos a tradição centenária dos Doutoramentos Honoris Causa, posta em suspenso há demasiado tempo pelas circunstâncias pandémicas que todos conhecemos. Retomá-la com uma personalidade deste calibre, um empresário de perfil humanista com um rico contributo para a sociedade portuguesa nas mais diversas áreas, é particularmente significativo para a Universidade de Coimbra”.

Rui Nabeiro foi um admirável empreendedor, uma figura de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional.

No momento do seu falecimento, a FEUC apresenta as mais sentidas condolências à Família do Comendador Rui Nabeiro e à Administração do Grupo Nabeiro. Para o diretor da FEUC, Álvaro Garrido, o Doutor honoris causa que lhe foi concedido “deu-nos o privilégio da sua presença e um convívio humano inolvidável. O seu exemplo humanista e a cultura de empresa que soube construir e difundir são referências éticas fundamentais para a comunidade académica e para a gestão das organizações.”