Universidade de Coimbra mobiliza esforços para apoiar vítimas da guerra na Ucrânia

A UC vem associar-se e apelar às contribuições para duas iniciativas conjuntas de recolha de donativos financeiros para apoiar deslocados e refugiados da guerra, reiterando também a sua disponibilidade para acolher estudantes e investigadores ucranianos, no quadro legal que venha a ser definido pelo Governo de Portugal.

03 março, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) pretende apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia. Nesse sentido, vem associar-se e apelar às contribuições para duas iniciativas conjuntas de recolha de donativos financeiros para apoiar deslocados e refugiados da guerra, reiterando também a sua disponibilidade para acolher estudantes e investigadores ucranianos, no quadro legal que venha a ser definido pelo Governo de Portugal.

A UC associou-se a duas campanhas de recolha de donativos, para apoiar o acolhimento de refugiados na Roménia e na Moldávia, dois dos países vizinhos da Ucrânia. Uma das iniciativas é promovida pela aliança EC2U (European Campus of City-Universities), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra e mais seis congéneres europeias, e está centralizada na Universidade de Iasi, cidade do nordeste da Roménia (a cerca de 160 km da fronteira com a Ucrânia). Os donativos podem ser enviados para a conta conjunta com o IBAN RO76BRDE240SV78361832400 (Beneficiário: Fundația Alumni – Universitatea Alexandru Ioan Cuza din Iasi; Código de Identificação Fiscal: 21591880; Banco: BRD – Groupe Société Générale; SWIFT: BRDEROBU; BIC: BRDE).

A outra campanha é dinamizada pela UC em parceria com Embaixada da Moldávia em Portugal, país que partilha cerca de 900 km de fronteira com o sudoeste ucraniano e que – como a vizinha Roménia – tem recebido grandes vagas de refugiados provenientes da Ucrânia. Os donativos em euros podem ser realizados para o IBAN MD14NBPBBP144121A01344QI (Beneficiário: Ministry of Finance of the Republic of Moldova - State Treasury; Código de beneficiário fiscal 1006601000037; Banco: National Bank of Moldova; SWIFT: NBMDMD2X). Para mais informações – ou obter referências de transferências bancárias em Lei ou Dólar –, os interessados deverão contactar a Divisão de Relações Internacionais da UC através do endereço dri@uc.pt.

Além destas duas iniciativas, a Universidade de Coimbra está à disposição do Governo de Portugal para acolher de forma condigna estudantes e investigadores refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, como referido pelo Reitor, Amílcar Falcão, no seu discurso na cerimónia de comemoração do Dia da Universidade, a 1 de março. Nesse contexto, poderá ser ativado o Fundo de Apoio aos Refugiados, que a UC mobiliza sempre que necessário, em situações similares. “Apelo à generosidade de toda a comunidade académica e Alumni no sentido de apoiarmos o povo ucraniano e, em particular, as vítimas inocentes, que são sempre os que mais sofrem nestas circunstâncias. Cá estaremos para o que for necessário”, afirmou o Reitor, na ocasião.

“No momento negro que vivemos, a UC, na sua tradição humanista, para além de vir a acolher estudantes e investigadores ucranianos, em estreita articulação com as autoridades nacionais, envolve a comunidade académica e Alumni no apoio a iniciativas internacionais oficiais credíveis e de relevo. Não transigimos na defesa dos valores da liberdade e do respeito pelos direitos humanos.”, acrescenta o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.