Universidade de Coimbra no Top 10 no patenteamento internacional de invenções com origem em Portugal

A UC ocupa o 3.º lugar do Indicador Gastão Cunha Ferreira - Universidades.

08 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) faz parte do Top 10 no patenteamento internacional de invenções com origem em Portugal, tendo ficado em 2022 no 3.º lugar do Indicador Gastão Cunha Ferreira (IGFC) - Universidades.

A publicação frequente dos resultados do IGCF permite à sociedade em geral acompanhar a evolução da atividade de patenteamento internacional de invenções com origem em Portugal que as Universidades produzem ao longo do tempo. Esta atividade gera impactos positivos no ecossistema da inovação português como um todo, originando maior transparência e possibilitando a avaliação da efetividade das políticas públicas, inclusive das relacionadas com investimento na inovação e no progresso, fatores fundamentais para o desenvolvimento económico e tecnológico do país.

Criado e publicado pela primeira vez em 2014, o IGCF é um estudo sobre a atividade de patenteamento internacional de invenções com origem em Portugal. Os autores, que trabalham profissionalmente numa das firmas de consultoria em Propriedade Intelectual mais antigas do país, resolveram homenagear o seu fundador, atribuindo o nome do mesmo, a este estudo que realizam periodicamente e se pretende ver publicado anualmente.