Universidade de Coimbra Património Mundial da UNESCO em debate

A primeira sessão do ciclo "Diálogos e Perspetivas sobre o Urbano: Diferente Olhares" realiza-se no dia 22 de março no Centro de Estudos Sociais da UC.

08 março, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | François Fernandes

“Universidade de Coimbra Património Mundial da UNESCO: qual o impacto para além da Universidade?” é o tema da primeira sessão do ciclo de conversas “Diálogos e Perspetivas sobre o Urbano: Diferente Olhares”, o qual vai decorrer entre março de 2016 e julho de 2017.

questões como reabilitação urbana ou valorização da imagem da cidade

Esta primeira conversa, que acontece já no dia 22 de março pelas 18 horas no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, vai estar a cargo de Carlos Fortuna (CES) e de
Walter Rossa (CES) e vai ter como moderador Adelino Gonçalves (CES). A recente classificação da Universidade de Coimbra Alta e Sofia, como Património Mundial da Humanidade, em 2013, vai estar no centro do debate. De acordo com a organização espera-se que sejam “discutidos que desafios e que riscos acompanham esse processo e qual o seu potencial de impacto na universidade e para além dela. Nomeadamente em questões como reabilitação urbana ou valorização da imagem da cidade”. A sessão vai contar com comunicações e moderação de investigadores do CES, especialistas das áreas da Arquitetura, do Urbanismo e da Sociologia.

O ciclo de conversas “Diálogos e Perspetivas sobre o Urbano: Diferente Olhares” vai decorrer ao longo de nove sessões, repartidas por três semestres. O objetivo da iniciativa passa por promover a diversidade de temas trabalhados pelos investigadores do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitectura | CCArq. Por um lado, potenciando a sua riqueza comum, por outro, promovendo o debate interno e a afirmação de pontos de vista sobre questões concretas analisadas a partir de bases metodológicas diversas, em campos como a Sociologia, a Arte, a Arquitetura e o Urbanismo, a Antropologia, a História e a Economia.

A segunda sessão do ciclo, com o tema “Antropologia, Arquitetura e Arte: a Memória como instrumento de investigação”, realiza-se a 31 de maio e vai ter como oradores Luis Quintais, Paulo Providência e Pedro Pousada (moderação). “A História e a Sociologia na Gestão do Património” é o tema da terceira conversa, que acontece a 19 de julho, e que vai contar com a participação de Luísa Trindade, Paulo Peixoto e Vitor Murtinho (moderação).

 

Mais informações aqui.

 

 

Partilhe