Universidade de Coimbra premeia projetos de Inovação Pedagógica
Com passagem pelas áreas da Inteligência Artificial, dos Estudos Artísticos, do Direito e do Design de Serviços, já são conhecidos os cinco projetos vencedores dos Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica 2020/21, da Universidade de Coimbra (UC). A entrega das distinções, atribuídas com o apoio do Santander Universidades, realizou-se no âmbito da conferência “SER Professor. Um compromisso…”.
“Este evento, no dia em que se celebra o aniversário do Fórum Mundial de Educação, visa valorizar o trabalho dos professores e a sua capacidade de inovar pedagogicamente, refletindo sobre o compromisso, sempre renovado, do que é ‘ser professor’. Um compromisso com cada um de nós, na tarefa fundamental que desempenhamos como docentes, com os nossos estudantes e com a sociedade que ajudamos a construir”, salienta a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos, Cristina Albuquerque.
A iniciativa, com a abertura a cargo da Vice-Reitora Cristina Albuquerque, do Diretor-Adjunto da Biblioteca Geral da UC, António Eugénio Maia Amaral, e do Coordenador do Projeto Especial Aprendizagem e Inovação Pedagógica na UC, Jorge Miguel Figueira, incluiu uma mesa-redonda e um debate sobre os grandes desafios que se colocam à missão de ensinar (com a participação de António Dias de Figueiredo e do estudante Luís Coimbra). Do programa fez ainda parte uma conferência sobre inovação pedagógica e reinvenção do futuro proferida por Dale Johnson, Diretor de Inovação da Arizona State University (que tem sido distinguida, ano após ano, como a universidade norte americana com a abordagem pedagógica mais inovadora). A intervenção de encerramento esteve a cargo do Reitor da UC, Amílcar Falcão.