Universidade de Coimbra premeia projetos de Inovação Pedagógica

28 abril, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Com passagem pelas áreas da Inteligência Artificial, dos Estudos Artísticos, do Direito e do Design de Serviços, já são conhecidos os cinco projetos vencedores dos Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica 2020/21, da Universidade de Coimbra (UC). A entrega das distinções, atribuídas com o apoio do Santander Universidades, realizou-se no âmbito da conferência “SER Professor. Um compromisso…”.

“Este evento, no dia em que se celebra o aniversário do Fórum Mundial de Educação, visa valorizar o trabalho dos professores e a sua capacidade de inovar pedagogicamente, refletindo sobre o compromisso, sempre renovado, do que é ‘ser professor’. Um compromisso com cada um de nós, na tarefa fundamental que desempenhamos como docentes, com os nossos estudantes e com a sociedade que ajudamos a construir”, salienta a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos, Cristina Albuquerque.

A iniciativa, com a abertura a cargo da Vice-Reitora Cristina Albuquerque, do Diretor-Adjunto da Biblioteca Geral da UC, António Eugénio Maia Amaral, e do Coordenador do Projeto Especial Aprendizagem e Inovação Pedagógica na UC, Jorge Miguel Figueira, incluiu uma mesa-redonda e um debate sobre os grandes desafios que se colocam à missão de ensinar (com a participação de António Dias de Figueiredo e do estudante Luís Coimbra). Do programa fez ainda parte uma conferência sobre inovação pedagógica e reinvenção do futuro proferida por Dale Johnson, Diretor de Inovação da Arizona State University (que tem sido distinguida, ano após ano, como a universidade norte americana com a abordagem pedagógica mais inovadora). A intervenção de encerramento esteve a cargo do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Projetos vencedores do Prémio Santander-UC de Inovação Pedagógica 2020/21:
AAI4all, de Luís Macedo
Lecionação de Inteligência Artificial, recorrendo a um modelo de ensino inovador, fortemente entrelaçado com a investigação científica, centrado no aluno, dirigido pela sua curiosidade, e edificado sobre sólidas camadas de liberdade, flexibilidade e personalização dos caminhos de aprendizagem face à diversidade de estilos de aprendizagem.
Unir o Conhecimento na UC, de Mário Montenegro e colaboradores
Uma Oficina de Teatro que estimula o processo criativo dos alunos através do acompanhamento de projetos de investigação em neurociências (sobre temas como as doenças de Machado-Joseph, Alzheimer ou Apneia do Sono).
Happy@UC – UC Campus Happiness Program, de Verónica Quitalo e equipa
Uma experiência inovadora de colocar a aula em “pausa” para “5/10 min de Reboot time” em momentos de
maior desconcentração e/ou cansaço dos estudantes, recorrendo a técnicas validadas de respiração, mindfulness e relaxamento, para aumentar a energia e recuperar o estado de atenção.
Histórias a Direito, de Rui Caria e equipa
Uma nova experiência de aprendizagem através de um canal no Youtube onde são disponibilizados aos alunos vídeos de docentes a ler breves trechos de obras literárias de importância relevante para o direito, promovendo-se, posteriormente, a discussão das ideias da obra através de reuniões Zoom.
DÁ SAÚDE, de Paula Alexandra Silva
Um modelo de aprendizagem baseada em equipa, que promove a reflexão, o pensamento crítico e o trabalho coletivo, com o objetivo de usar o Design na transformação dos serviços e cuidados de saúde.
Partilhe