Universidade de Coimbra promove conferência “Timor e g7+: desafios pós-pandemia” com Xanana Gusmão

A sessão será transmitida em direto para toda a comunidade em uc.pt/emdireto.

03 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Colégio da Trindade recebe na segunda-feira, dia 6, a partir das 16h30, a conferência “Timor e g7+: desafios pós-pandemia”. A iniciativa, promovida pela Universidade de Coimbra (UC), em parceria com a organização intergovernamental g7+ e com o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da UC, vai contar com a participação do antigo Presidente da República e Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão.

Xanana Gusmão (Doutor Honoris Causa pela UC desde 2011) vai proferir a conferência dedicada aos desafios pós-pandemia de Covid-19 que se levantam para Timor-Leste e para os restantes membros da g7+, uma organização intergovernamental de 20 estados em situação de fragilidade ou de pós-conflito, fundado em 2010, por iniciativa timorense (e que tem como membros outros dois países de língua oficial portuguesa, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau). A moderação estará a cargo de Suzana Tavares da Silva, docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

Antes, o evento terá a abertura a cargo do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e do Secretário-geral da g7+, Helder da Costa, e uma intervenção inicial de João Carlos Loureiro, também docente da FDUC. No encerramento, vão usar da palavra o Diretor do Instituto Jurídico da FDUC, José Manuel Aroso Linhares, a Subdiretora da FDUC, Paula Veiga, e o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

A sessão será transmitida em direto para toda a comunidade em www.uc.pt/emdireto.