Universidade de Coimbra promove escola de verão na área das Neurociências

A iniciativa “Uma Volta ao Cérebro em 4 Dias!" é gratuita, sendo necessária inscrição prévia até ao dia 21 de julho.

CR
Catarina Ribeiro
12 julho, 2022≈ 4 mins de leitura

De 26 a 29 de julho, estudantes de licenciatura e de mestrado vão poder frequentar a escola de verão “Uma Volta ao Cérebro em 4 Dias!", promovida pelo Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC). Destinada a estudantes da Universidade de Coimbra e de outras instituições de ensino superior, a iniciativa é gratuita, sendo necessária inscrição prévia até ao dia 21 de julho.

Com foco nas Neurociências, a iniciativa “dá uma oportunidade de aproximar a investigação que se faz no CIBIT/ICNAS da comunidade académica, no contexto da translação da ciência básica para a aplicação”, explica o diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Miguel Castelo-Branco.

A escola de verão vai contar com diversas atividades, como oficinas práticas, conversas com investigadores e palestras, que vão permitir aos estudantes perceber como se faz investigação na área das Neurociências, contactando, nomeadamente, com as diferentes técnicas usadas para estudar o funcionamento do cérebro e com investigadores.

Durante os quatro dias de formação, vão ser abordadas diversas temáticas, nomeadamente comunicação de ciência, ensaios clínicos, envelhecimento, publicação científica ou doenças neuropsiquiátricas. O diretor do CIBIT e docente da FMUC acrescenta que “as temáticas abordadas são eminentemente interdisciplinares, da neurociência cognitiva, às interfaces homem-máquina, imagem médica molecular e os estudos de intervenção terapêutica”.

A formação é aberta a estudantes de várias áreas do saber, como Biomédica, Engenharia, Psicologia, Física, Medicina, Biologia e Bioquímica, mas também a outras áreas que dialoguem com as Neurociências. Miguel Castelo-Branco adianta que “este tipo de iniciativa permite aos participantes ter uma modalidade de treino e aquisição de conhecimentos diferente, mais orientada para a aquisição de competências de investigação, incluindo práticas experimentais”. O docente da Universidade de Coimbra destaca ainda que as competências adquiridas durante a escola de verão “podem ser muito úteis para uma futura escolha de carreira, não necessariamente de investigação, pois são dados exemplos de aplicações em várias áreas da Biomedicina, Psicologia e Engenharia Biomédica”.

Os quatro dias de atividade presencial vão decorrer no Polo III da Universidade de Coimbra.

Mais informações sobre o programa e as inscrições da escola de verão estão disponíveis aqui.