Universidade de Coimbra promove iniciativas para assinalar o Dia da Ecologia 2021

Centro de Ecologia Funcional da UC é um dos centros que vai assinalar a data com eventos durante o Ecology Day.

13 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Todos os anos, a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) alia-se à Federação Europeia de Ecologia (EEF) para promover a dinamização do Dia da Ecologia. A iniciativa internacional pretende unir “a ecologia e a sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável”. Em 2021, o Dia da Ecologia assinala-se a 14 de setembro e reúne um conjunto de atividades diversas para sensibilizar vários públicos. A Universidade de Coimbra (UC) junta-se às comemorações e participa com várias iniciativas.

“É hoje uma evidência de que não fomos muito capazes de conservar a harmonia, e a ecologia tem vindo a apropriar cada vez mais da necessidade de chamar atenção para as emergências que estão na ordem do dia, desde as alterações climáticas à perda da biodiversidade, e o impacto que pode vir a ter no nosso bem estar e sobrevivência” explica a coordenadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Helena Freitas.

De acordo com a responsável, enquanto que antigamente era mais fácil encontrar “a maior parte dos ecólogos a estudar todas as formas de vida e a sua relação connosco e sistema que habitam, hoje temos ecologia em muitas outras frentes”. “Temos cientistas sociais, historiadores, antropólogos”, exemplifica Helena Freitas. “Hoje percebemos a amplitude da ciência ecológica”, conclui.

Conheça algumas das iniciativas da Universidade de Coimbra previstas no âmbito do Ecology Day 2021:

14 de setembro, 9 horas – Lançament do video-abstract do artigo científico “Spatiotemporal Variation in Pollination Deficits in an Insect-Pollinated Dioecious Crop”

14 de setembro, 15-17 horas – Promover a sustentabilidade dos agroecossistemas

15 de setembro, 18 horas – Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras: até onde se chegou?

20 de setembro, 10-15 horas – Ecology Students Reception & Research Topics Showcase

Para conhecer toda a programação, veja aqui: https://www.ecologyday.eu/pt/programa

Marta Costa e Karine Paniza