Universidade de Coimbra promove Inovação e Empreendedorismo sustentável em Moçambique

A missão da UC ao país africano enquadra-se no projeto “InovAção Circular - Investir e Emponderar para um Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo em Sofala”

29 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Entrega de diplomas aos participantes da ação de capacitação em Inovação e Empreendedorismo

© DR

A Universidade de Coimbra (UC), através do UC Business, participou no projeto “InovAção Circular - Investir e Emponderar para um Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo em Sofala”, que decorreu, de 14 a 24 de novembro, na cidade da Beira (Província de Sofala – Moçambique). A ação teve como propósito estimular o desenvolvimento económico da população daquela região através da melhoria dos serviços de incubação e aceleração de empresas.

A comitiva da UC, composta pela Gestora de Inovação do UC Business Ana Rita Querido, apoiou em atividades de capacitação, tendo ainda participado na Italian Africa Business Week 2022 e em encontros com empresas, ONG’s com ação local, Universidade de Zambeze e Cooperação Franco-Moçambicana.

Para o Reitor da UC, Amílcar Falcão, “a participação neste projeto, através da capacitação dos participantes para a Inovação e Empreendedorismo, torna-se relevante para a contribuição da UC em projetos de desenvolvimento socioeconómico e de inovação social nos PALOP". "Um exemplo disso mesmo é o fomento e implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.”, acrescenta.

Para Jorge Pereira, Coordenador da UC no Projeto, “a participação da UC no projeto de InovAção Circular, a ser realizado em Sofala, Moçambique, vem na linha das metas de sustentabilidade da Universidade de Coimbra, fazendo jus à classificação de ‘Universidade + sustentável de Portugal’. Acredito que podemos ajudar a estabelecer sinergias sólidas para o aparecimento de empreendedores nesta região de Moçambique, os quais possam contribuir, não só para o crescimento social e económico, mas para que sejam capazes de desenvolver novas soluções alinhadas com os princípios de economia circular e, assim, contribuir para um futuro ambientalmente mais favorável”.

“InovAção Circular - Investir e Emponderar para um Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo em Sofala” é um projeto cofinanciado pela União Europeia, coordenado pelo Consórcio de Associações de Moçambique – CAM (Itália), tendo como parceiros a Fundação Aurora (Itália), a Universidade de Zambeze (Moçambique), a Feedel Ventures S.R.L. (Itália) e a Universidade de Coimbra (Portugal).

O Projeto tem uma duração de 4 anos (2022-2025), na cidade da Beira, e culminará com o apoio a 3 PME’s e o acompanhamento a 20 novas ideias de negócio a serem implementados localmente.