Universidade de Coimbra promove Jornadas Literárias de Sharjah

Evento, que reúne académicos e responsáveis culturais de Coimbra e de Sharjah, inicia-se segunda-feira com a inauguração de uma exposição documental no Arquivo

RS
Rui Marques Simões
30 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

É mais uma etapa na aproximação cultural, científica e académica entre a Universidade de Coimbra (UC) e Sharjah, um dos sete estados federados que formam os Emirados Árabes Unidos. A Universidade de Coimbra promove na segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de outubro, as “Jornadas Literárias de Sharjah em Coimbra”.

O evento, que reúne académicos e responsáveis culturais de Coimbra e de Sharjah, com o objetivo de estreitar os laços luso-árabes, inicia-se segunda-feira, 3, às 11h30, com a inauguração de uma exposição documental no Arquivo da Universidade de Coimbra (Sala D. João III), dedicada precisamente às Jornadas Literárias de Sharjah. “Desta exposição, espera-se que impulsione novos estudos e apontamentos sobre o tema, dentro e fora da Universidade de Coimbra. Se, de facto, os Arquivos precisam dos documentos e de quem pacientemente os utiliza, encontrando aí a razão da sua existência, também os documentos necessitam dos Arquivos, onde podem inventar-se e reinventar-se continuamente”, afirma a Diretora do Arquivo, Cristina Freitas.

Para lá de vários painéis de debate e reflexão, o programa das “Jornadas Literárias de Sharjah em Coimbra” inclui também a apresentação do filme “Khoorfakkan”, que aborda, na perspetiva árabe, o período do domínio português daquela parte da península arábica (segunda-feira, 3, às 21h30, na Casa do Cinema de Coimbra). A sessão de encerramento (terça-feira, 4, às 16h30, na Sala D. João III) é dedicada ao “Almojam”, o dicionário histórico da língua árabe.

“A realização destas Jornadas Literárias é mais um importante passo na crescente aproximação entre a instituição alma mater por excelência da Lusofonia e o Emirado de Sharjah. Inaugurada quando a UC atribuiu, em 2018, o título de Doutor Honoris Causa ao Xeque Dr. Sultan Bin Muhammad Al Qasimi, esta relação tem sido pautada, desde o início, pelo desejo mútuo de desenvolver laços fortes e duradouros, com particular incidência sobre a área da cultura. É com particular agrado que a vemos materializar-se em eventos como estes e outros que se lhe seguirão, como a participação de uma delegação da Universidade de Coimbra/Bienal Ano Zero na Feira Internacional do Livro de Sharjah, em novembro”, afirma o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.