Universidade de Coimbra promove UC+Ativa Em Casa

Iniciativa quer contribuir para a promoção de um estilo de vida ativo.

25 março, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | DCom

Agora já não há desculpa para não fazer atividade física, sem sair de casa. Chegou a UC+Ativa Em Casa, uma iniciativa da Reitoria da Universidade de Coimbra através do Gabinete do Desporto da UC (GDUC) “que pretende contribuir para a promoção de um estilo de vida ativo”, sem sair de casa.

Numa altura em que “a permanência dentro de casa, imposta pelo estado de emergência” é uma realidade, “é uma preocupação da Reitoria da UC a promoção do bem-estar físico e mental de todos”, afirma o Vice-Reitor para a Qualidade e Desporto, António Figueiredo.

“As rotinas são as mesmas e, confinados ao mesmo espaço, para trabalho e lazer, cria-se uma fadiga e uma saturação que é preciso combater e minimizar”, defende o responsável. Por isso, o GDUC, em colaboração com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC e o Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física, “produziu programas para mitigar as dificuldades e, ao mesmo tempo, perspetivar o futuro”, adianta António Figueiredo.

Com o projeto UC+Ativa já implementado junto da comunidade académica, a Universidade de Coimbra adaptou o programa de promoção de atividade física e promove a UC+Ativa Em Casa.

“Enquanto a UC+Ativa se destinava a quem estava no local de trabalho, a UC+Ativa Em Casa é um projeto que, com algumas adaptações e exercícios mais específicos, se adequa a todos os que queiram manter alguma atividade física, enquanto temos de nos manter em casa”, acrescenta o coordenador do GDUC, Mário Santos.

Com a disponibilização de planos de exercícios para três níveis de capacidade física, introdutório, intermédio e avançado, a UC+Ativa Em Casa pretende “alargar [o exercício físico] a todos”, sublinha Mário Santos.

Comece a praticar e a ser mais ativo, em casa. Conheça o programa UC+Ativa Em Casa aqui: www.uc.pt/gduc/ucativa

Marta Costa