Universidade de Coimbra promoveu seminário sobre a temática da "Transição Ecológica e Alterações Climáticas"

24 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) organizou um seminário, no âmbito do Projeto INESPO Plus, com o tema “Transição Ecológica e Alterações Climáticas”, na manhã de 23 de fevereiro, no Anfiteatro do Laboratório Chímico da UC.

A sessão começou a intervenção de Luís Simões da Silva, Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo da UC, seguindo-se a apresentação da The LOOP Co., por Ricardo Morgado, Chief Sustainability Officer da empresa de Coimbra.

A mesa redonda “As Alterações Climáticas e a Importância das Universidades para a Mudança de Paradigma” contou com Vera Rodrigues, Investigadora do GEMAC (Grupo de Emissões, Modelação e Alterações Climáticas) da UA; José Abel Flores Villarejo, Professor e Investigador do Grupo de Investigación Geociencias Oceánicas da USAL; Iván Prieto Aguilar, Investigador do GEAT (Grupo de Ecologia Aplicada y Teledetección) da U. Léon; Elena Colmenero Hidalgo, Investigadora de Q-Geo (Geologia Ambiental, Cuaternario y Geodiversidad) da U. Léon; e com a moderação de Filipe Rocha, Coordenador do Gabinete de Sustentabilidade da UC.

A segunda parte da manhã incluiu a apresentação do Projeto GOOD, por Helena Freitas, Professora Catedrática da UC, e a mesa de discussão “Transição Ecológica e os Movimentos de Transferência de Tecnologia para a Mudança Energética”, onde participou Patrícia Pereira da Silva, Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável; Alfonso José López Rivero, Professor Investigador da Faculdade de Informática da UPSA; Vidal Alonso Secades, Professor e atual Decano da Faculdade de Informática da UPSA; António Marques, Professor Catedrático do Departamento de Gestão da Economia da UBI; e com a moderadora Ana Soares, Professora Auxiliar Convidada da UC e Investigadora do INESC Coimbra.

A ação contou com cerca de 60 participantes, incluindo representantes das sete universidades parceiras do INESPO Plus: Boas Práticas de Transferência de Conhecimento Universidade - Empresa da Região Centro de Portugal e Castilla y León (Espanha), nomeadamente da Universidade de Coimbra (UC), Universidade da Beira Interior (UBI), Universidade de Aveiro (UA) e, do lado espanhol, da Fundación General de la Universidad de Salamanca (FGUSAL), Fundación General de la Universidad de Valladolid (FGUVA), Fundación General de la Universidad de León (FGULEM) e Universidad Pontifícia de Salamanca (UPSA).