Universidade de Coimbra recebe certificação máxima no Programa Healthy Campus

A UC foi uma das primeiras universidades a alcançar o nível platina no Programa Healthy Campus e a primeira a alcançar a certificação nos 100 critérios de avaliação.

27 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

Presidente da FISU em funções, Leonz Eder; Vice-Reitor da UC, António Figueiredo; Secretário-Geral da FISU, Eric Saintrond.

© FISU

O selo de certificação máxima no Programa Healthy Campus, atribuído pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), foi entregue hoje, dia 27 de maio, à Universidade de Coimbra (UC), em Bruxelas.

O Vice-Reitor da UC para a Qualidade e o Desporto esteve presente na cerimónia de entrega oficial do selo, em representação da UC. Nas palavras de António Figueiredo, “a Universidade de Coimbra vê a atribuição deste Selo como um reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do bem-estar da sua comunidade.”

António Figueiredo destaca que “a exigência e multidisciplinaridade dos critérios de inclusão para este reconhecimento, muito acrescidos pelo atingir do nível Platina (patamar mais elevado), são a evidência do adequado caminho que a UC traçou e está a percorrer”.

Não podemos deixar de nos sentir orgulhosos pelo facto deste galardão ser atribuído pela Federação Internacional do Desporto Universitário, logo a uma escala planetária. Compete-nos, agora, honrar este reconhecimento envidando todos os esforços para o manter, missão para a qual a UC está intrinsecamente motivada. António Figueiredo, Vice-Reitor da UC

De recordar que a Universidade de Coimbra foi uma das primeiras universidades a alcançar o nível platina no Programa Healthy Campus. Foi também a primeira a alcançar a certificação nos 100 critérios de avaliação.

O programa de certificação mundial Healthy Campus, criado pela FISU, tem como objetivo implementar um estilo de vida saudável na comunidade académica, potenciando programas operacionais nas áreas do Desporto e Atividade Física que, simultaneamente, influenciam domínios como a Saúde Mental e Social, Nutrição, Prevenção de Doenças, Comportamento de Risco e Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Na cerimónia, que decorreu na Universidade Livre de Bruxelas, estiveram presentes 94 universidades certificadas, de 31 países. A iniciativa contou ainda com a apresentação oficial do livro “The Best Practices” no Programa Healthy Campus, que integra várias boas práticas da Universidade de Coimbra.