UC recebe simpósio internacional sobre transplantação e regeneração do sistema nervoso central

NECTAR 2025 decorre, até 22 de outubro, no Colégio da Trindade. Este ano, o encontro está direcionado para a terapia génica.

AB
Ana Bartolomeu
20 outubro, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC | DCM

A NECTAR - Network for European CNS Transplantation and Restoration (Rede Europeia de Transplantação e Regeneração do Sistema Nervoso Central) é uma entidade criada no princípio dos anos 90. Todos os anos, promove um encontro internacional onde são partilhadas as mais recentes investigações e tecnologias desenvolvidas na área. Pela primeira vez, o encontro decorre na Universidade de Coimbra (UC), com a colaboração do GeneT: Centro de Excelência em Terapia Génica em Portugal.

Ao longos dos seus 35 anos de existência, a NECTAR "tem percorrido diferentes áreas de investigação no âmbito da temática da regeneração, desde a transplantação de células estaminais até à terapia génica", explica o coordenador do GeneT, Luís Pereira de Almeida. Nesta edição, haverá um maior foco na terapia génica" dados os grandes sucessos alcançados nos últimos tempos" nessa área.

O evento conta com mais de 20 oradores "de primeiríssima linha a nível internacional que vão apresentar os últimos resultados obtidos na área da terapia génica, mas também na área da transplantação". Para Luís Pereira de Almeida, o 35.º Simpósio da NECTAR vai ser "um excelente momento para ouvir o que se faz de melhor na área da medicina regenerativa do sistema nervoso central".

“Estas reuniões são muito importantes para as pessoas se conhecerem”, salienta o coordenador do GeneT. A NECTAR reúne investigadores, clínicos e representantes da indústria, constituindo uma “oportunidade para uma interação direta entre os participantes, que facilita o estabelecimento de colaborações que, mais tarde, podem vir a ter um grande impacto no desenvolvimento da nova investigação”. O 35.º Simpósio da NECTAR é também "uma boa ocasião para dar a conhecer o nosso projeto, o GeneT, (...) e de estabelecer parcerias com a comunidade científica", acrescenta Luís Pereira de Almeida.

O encontro decorre no Colégio da Trindade até quarta-feira, 22 de outubro. Para mais informações consulte a página do evento aqui.

Partilhe