Universidade de Coimbra recebeu entrega dos prémios do World Cultural Council

A 37.ª edição do evento decorreu em Coimbra entre 29 e 30 de novembro.

30 novembro, 2022≈ 1 min de leitura

© UC | Paulo Amaral

A sessão solene da 37.ª edição do World Cultural Council (WCC) decorreu em Coimbra e incluiu a cerimónia de entrega dos prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci. Foi a primeira vez que o evento, organizado pelo Conselho Cultural Mundial, se realizou em Portugal.

Eis o que pode fazer:

O Conselho Cultural Mundial – uma organização internacional sem fins lucrativos, composta por académicos, cientistas e dirigentes universitários de todo o mundo – vai também distinguir jovens investigadores com ligação à Universidade de Coimbra que tenham desenvolvido trabalhos notáveis nas áreas da ciência, da educação e das artes. Os laureados são Filipa Bessa, Joana Ferreira, João Peça, Paulo Rocha e Sérgio Domingos (Ciência), Ana Dias Fonseca, Hugo Gonçalo Oliveira, Rui Cardoso Martins (Educação), Edicleison Freitas, Joana Antunes, Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral (Artes).

Saiba mais sobre o evento aqui. Mais informações e o programa completo da 37th World Cultural Council Award Ceremony — Coimbra 2022 estão disponíveis no endereço http://wcc.uc.pt/.

Eis o que pode fazer:

Sobre as vencedoras dos Prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci

Victoria M. Kaspi, professora da Universidade McGill (Montreal, Canadá), onde ocupa a Cátedra Lorne Trottier em Astrofísica e Cosmologia, viu ser-lhe atribuído o Prémio Mundial de Ciências Albert Einstein “como reconhecimento das suas contribuições fundamentais para a compreensão dos ‘magnetares’, estrelas de neutrões com os campos magnéticos mais elevados que se conhecem no Universo”.

Claudia Mitchell, professora na Universidade de McGill (Canadá), foi distinguida com o Prémio Mundial de Educação José Vasconcelos “pelo seu empenho na educação, enquanto professora entusiasta e defensora apaixonada da juventude, transformando as vidas de milhares de jovens oriundos de meios marginalizados, com um impacto profundo e duradouro no bem-estar e autoestima das raparigas em muitos países”.

E J. Meejin Yoon, arquiteta e diretora da Faculdade de Arquitetura, Arte e Planeamento de Gale e Ira Drukier, na Universidade de Cornell (EUA), vai receber o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci “pelos seus feitos no mundo académico e pela sua contribuição única para a disciplina de arquitetura, em particular a conceção inovadora e ponderada de memoriais, instalações e estruturas públicas, inspiradas por um profundo sentido de contexto histórico e cultural, proporcionando lugares de recordação e reflexão geradores de esperança”.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra