Universidade de Coimbra reconhece mérito aos estudantes atletas de alto rendimento

A cerimónia de entrega da Bolsa Estudante Atleta Santander UC 2022, a 10 estudantes da UC, teve lugar a 2 de junho na Sala do Senado.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
02 junho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Vocês são bandeiras da Universidade de Coimbra por que conseguem agregar estas duas dimensões”, palavras do Vice-Reitor com o pelouro do Desporto, António Figueiredo, na cerimónia de entrega das Bolsas Estudante Atleta Santander 2022.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os estudantes atletas, inscritos em ciclos de estudos da Universidade de Coimbra (UC), com aproveitamento escolar e mérito desportivo devidamente validado pelo Estádio Universitário/ Desporto UC.

Todos os anos são atribuídas 10 bolsas, no valor de 1000 euros cada, com o apoio do Santander Universidades.

“O estudante atleta só é estudante atleta se conseguir casar adequadamente esta componente desportiva com a componente académica e o rendimento escolar”, afirma o Vice-Reitor, recordando o forte investimento que a Universidade de Coimbra sempre fez na prática desportiva.

Eis o que pode fazer:

A Bolsa Estudante Atleta Santander 2022 surge também como uma motivação a todos os alunos que praticam desporto de alto rendimento. “Uma fórmula de sucesso” que, nesta segunda edição, contou com um maior número de candidatos.

Dos 10 alunos premiados, 5 são "repetentes", o que “neste caso é um aspeto positivo”, adianta António Figueiredo. Em comparação com o ano anterior, há uma maior variedade nas modalidades representadas.

“O aumento do leque de modalidades desportivas demonstra claramente que a Universidade de Coimbra faz um investimento que é multidesportivo”, aponta o Vice-Reitor que acredita que “estas Bolsas se podem constituir como um foco de atenção especial” para os jovens atletas que se preparam para ingressar no ensino superior.

Conheça aqui os vencedores:

Camila Rebelo - Natação
Catarina Costa - Judo