Universidade de Coimbra reforça cooperação com Timor-Leste

O Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva, deslocou-se a Díli para uma visita oficial de três dias.

26 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

O Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva, deslocou-se, nos dias 23 a 25 deste mês, a Díli para participar na sessão de abertura do Curso de Legística destinado a funcionários parlamentares, juntamente com a Vice-Presidente do Parlamento Nacional e o Embaixador da União Europeia em Timor. O curso, ministrado na Fundação Oriente, em Díli, pelo Diretor da Faculdade de Direito da UC, Jónatas Machado, foi previsto num protocolo assinado entre a UC e o Parlamento Nacional de Timor-Leste em outubro do ano passado.

De 6 a 24 de fevereiro será realizada no Colégio da Trindade uma outra ação de formação, sobre criminalidade económica e financeira, coordenada por Anabela Rodrigues e Maria João Antunes, da FDUC, destinada a magistrados e altos quadros da Administração Pública de Timor. O curso será lecionado no âmbito da Academia Sino-Lusófona da UC e é financiado pela União Europeia, através do projeto PFMO, implementado e cofinanciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros/Instituto Camões.

Segundo João Nuno Calvão da Silva, “trata-se de mais um contributo da UC para a consolidação do Estado de Direito Democrático, em língua portuguesa, a reforçar o nosso prestígio e futuro no mundo lusófono. Já realizámos ações similares de capacitação de entidades públicas relevantes de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sendo especial, no ano da comemoração do 20.º aniversário da independência de Timor, termos também em Coimbra as elites mauberes”.

Na visita oficial, houve ainda reuniões de trabalho com outras instituições, destacando-se a que ocorreu com o Reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, na presença da Embaixadora de Portugal, estando para breve a conclusão de uma parceria para um Mestrado em Direito coordenado entre ambas as instituições.

João Nuno Calvão da Silva foi também orador num debate sobre a língua portuguesa organizado pela Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Timor, “num encontro marcante, de grande calor humano”, segundo o Vice-Reitor.