Universidade e Câmara Municipal de Coimbra abrem posto de testagem gratuito à COVID-19

Estrutura vai funcionar na Praça da República, de segunda-feira a sábado, das 18h00 às 23h00.

15 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC) juntaram-se para disponibilizar à cidade um posto de testagem gratuito à COVID-19. O posto, que estará a funcionar a partir de amanhã (quinta-feira, 16), em horário noturno, situa-se na Praça da República. O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e o Reitor da UC, Amílcar Falcão, selam esta colaboração entre instituições com a inauguração do posto amanhã, pelas 21h00.

O posto de testagem gratuito à COVID-19, disponibilizada pela CM de Coimbra e pela UC, vai funcionar das 18h00 às 23h00, de segunda-feira a sábado, encerrando ao domingo. A iniciativa vai ao encontro das orientações da Direção-Geral da Saúde, no sentido de aumentar a testagem da população, sobretudo junto de zonas de restauração e de diversão noturna. A escolha do horário prende-se com o facto de responder a esta necessidade quando já não existe a alternativa gratuita de realização de testes nas farmácias.

A testagem é garantida pelos meios técnicos e humanos do Laboratórios de Análises Clínicas da UC. Por sua vez, a CMC disponibiliza administrativos, bem como todo o apoio logístico. José Manuel Silva e Amílcar Falcão assinalam esta sinergia amanhã, pelas 21h00, ao marcarem presença na inauguração do posto de testagem, na Praça da República.

Segundo o Presidente da CM de Coimbra, “este é mais um momento em que duas instituições de Coimbra se juntam para responder às necessidades da cidade, mostrando como as sinergias podem, de facto, acrescentar valor a Coimbra”. Mais do que a testagem, José Manuel Silva apela ainda à vacinação: “o importante é sensibilizar todas as pessoas para a vacinação”.

O Reitor da UC sublinha igualmente a importância do estabelecimento de parcerias, como esta, com a CM de Coimbra. “A Universidade de Coimbra tem feito tudo o que está ao seu alcance, desde a primeira hora, para contribuir para o esforço nacional de combate à Covid-19. Com esta iniciativa, alargamos a área de ação do Laboratório de Análises Clínicas da UC, que tem estado permanentemente ao serviço da sociedade – e em colaboração com as mais diversas instituições –, ao longo destes já quase dois anos de pandemia”, afirma Amílcar Falcão.