Universidade reflete sobre Sustentabilidade e Património em colóquio internacional

O colóquio internacional “Sustentabilidade e Património: os desafios do Turismo” foi organizado pela Biblioteca Geral, pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e pelo Conselho Geral da UC.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

"O aumento do turismo na Universidade de Coimbra (UC), muito significativo desde 2013 com a classificação da UNESCO, tornou dificil conciliar o património saudável bem protegido, bonito e digno com a pressão humana dentro desse mesmo património", conta o diretor da Biblioteca Geral da UC, João Gouveia Monteiro.

"Percebendo nós que existe a necessidade de repensar a harmonia entre as duas coisas" foram convocados responsáveis de outros locais para partilhar o seu testemunho para "perceber, em colaboração, quais as estratégias que deram mais provas e quais os caminhos que vamos ter de percorrer na UC para conseguir gerir bem este dilema".

"Para que não seja uma flor na lapela e para que tenha consequências práticas, o colóquio internacional “Sustentabilidade e Património: os desafios do Turismo” foi organizado pela Biblioteca Geral, pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e pelo Conselho Geral da UC e vai emitir recomendações ao Conselho Geral da UC.

De acordo com João Gouveia Monteiro, caso as recomendações sejam aprovadas, estas "podem refletir-se no Plano Estratégico da UC, como medidas a adotar". O segundo dia do colóquio é, por isso mesmo, dedicado a "trabalhar com instituições, convidadas, para trabalhar em privado em soluções", acrescenta o responsável.

Eis o que pode fazer: