UpC3 – uma plataforma para auxiliar a saúde e bem-estar da população

No Dia Internacional da Saúde Mental, damos a conhecer a plataforma da UC que disponibiliza diferentes serviços de prevenção e tratamento da doença mental, destinados a crianças, adolescentes, jovens e adultos, em formato presencial e online.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
10 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A UpC3 – Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental é “uma unidade de serviços à comunidade, na área aplicada da psicologia, e de transferência de conhecimentos, ligada ao CINEICC (Centro de Investigação em Neuropsicologia e Investigação Cognitivo-Comportamental), de forma a que uma série de projetos chegue aos seus destinatários, que são as pessoas”, explica a coordenadora, Maria Cristina Canavarro.

Inaugurada em setembro de 2020, a unidade arrancou inicialmente de forma online. Hoje, sediada no edifício da Faculdade de Medicina da UC, no polo 1, abrange também o modelo presencial. Em dois anos, são já mais de 150 utentes e cerca de 1500 consultas que a UpC3 realizou. Mas o trabalho daquela que é a primeira plataforma de serviços da Universidade de Coimbra vai para além disso. Com o lema "Um compromisso com a saúde mental e o bem-estar", a UpC3 baseia-se em quatro pilares: intervenção, formação, consultoria e supervisão.

Eis o que pode fazer:

"Muitos dos nossos serviços continuam a funcionar online"., continua Cristina Canavarro. Mas há, na UpC3, "uma equipa, de docentes, investigadores e vários colaboradores externos" que trabalham nas suas diversas valências. Assim, a unidade abrange o "serviço à comunidade através de consultas diversas, a supervisão das áreas de psicologia, psiquiatria e de técnicos ligados à saúde mental, a formação de uma forma mais abrangente, e a parte de consultoria, que assume projetos e intervenção, com a dimensão de monitorização e avaliação".

Os serviços disponibilizados na UpC3 resultam do trabalho desenvolvido por um grupo de docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e de investigadores do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). A missão passa pela "disseminação de tratamentos e intervenções empiramente validadas, quer com vista à promoção da saúde mental quer ao tratamento de problemas psicológicos", sublinha ainda membro do Conselho Executivo da UpC3, Daniel Rijo.

"Um bom exemplo em que se alia esta competência de intervenção na saúde mental com as competências de investigação ligadas ao CINEICC é o projeto «Ao Teu Lado, promoção do bem-estar nas escolas», um programa que arrancou agora e que envolve cerca de 100 escolas e 42 mil alunos", acrescenta o responsável.

"Inaugurada num contexto pandémico, a UpC3 viu uma procura crescente nos serviços, não só na altura da inauguração mas até aos dias de hoje", recorda a diretora técnica, Cláudia Melo. "No Dia da Saúde Mental convém ainda mais chamar a atenção de que todos nós passamos por fases de maior dificuldade e devemos estar atentos aos sinais de procura de ajuda", sublinha Cláudia Melo. Nas plataformas de comunicação da UpC3, refere, são promovidas várias "estratégias para ajudar a procurar o melhor bem-estar a vários níveis, desde dormir melhor ou regular a ansiedade".

A responsável sublinha que as portas da UpC3 estão abertas à comunidade em geral, e não apenas para a comunidade académica da Universidade de Coimbra.

Saiba mais sobre a UpC3 em https://upc3.pt/ Para marcação de consultas, mais informações e outros contactos, envie um email para upc3@uc.pt.

Conheça melhor o percurso de Maria Cristina Canavarro, Coordenadora da UpC3, através da rubrica Caminhos na UC. Conheça ainda a Consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário, dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. Fique também a conhecer outros projetos e iniciativas para a Comunidade UC na página “A Nossa UC”.