Vamos “caminhar” pela 21.ª Semana Cultural da UC?

21 fevereiro, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC) está de volta este ano sob o tema “Caminhos”. Aquela que é a semana mais longa do ano começa a 1 de março e estende-se até 12 de abril.

Para o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Luís Filipe Menezes, o difícil é “destacar alguma coisa” das mais de 100 iniciativas que estão programadas e dividas entre espetáculos, conferências e debates, oficinas e exposições. As atividades que vão decorrer ao longo de mais de um mês são de “grande mérito”, enaltece o responsável, ao mesmo tempo que refere o trabalho desenvolvido por todos os que apresentaram e propuseram os seus trabalhos para integrarem a iniciativa.

De facto, a 21.ª edição da UC impressiona pelos números: 15 exposições, 11 concertos, quatro espetáculos de dança, oito espetáculos de teatro, dois de poesia, seis na área do cinema, 37 de divulgação cultural, três atividades lúdicas na área da etnografia tradicional, um evento gastronómico, quatro publicações, 11 performances de artistas e duas iniciativas dirigidas a crianças.

Como é habitual, o Teatro Académico de Gil Vicente volta a ser o palco privilegiado da SCUC e recebe, logo no dia 1 de março, o concerto de abertura a cargo da Orquestra Académica da UC (OAUC). Neste concerto, em colaboração com o maestro Tiago Oliveira, a OAUC explora caminhos escritos por compositores d’aquém e d’além mar, e navega pela rota traçada por Dvorák na sua demanda pela descoberta do “Novo Mundo”.

Para além deste, destaca-se ainda o concerto solidário agendado para o dia 12 de março, às 21h30, também no TAGV. Raquel Ralha e Pedro Renato unem-se à banda “a Jigsaw” para nos trazer um pouco das suas viagens sonoras, que envolvem imaginários e caminhos profundos trilhados nos seus labirintos interiores. A receita reverte a favor da associação Recriar Caminhos, uma IPSS de apoio ao desenvolvimento vocacional, formação e inclusão de pessoas com esquizofrenia.

A 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra conta com o patrocínio do banco Santander Universidades.

Apresentação da 21ª Semana Cultural da UC

Conheça toda a programação em uc.pt/semanacultural e não perca nenhum evento na página de Facebook da SCUC.

François Fernandes e Milene Santos