Vencedores dos prémios do World Cultural Council são anunciados na próxima terça-feira

A apresentação pública dos vencedores e do programa da 37th Award Ceremony World Cultural Council Coimbra 2022 vai ter lugar na Sala do Senado, dia 20, pelas 11h00.

15 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na próxima terça-feira, dia 20 de setembro, pelas 11h00, serão anunciados, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, os vencedores dos prémios da 37.ª cerimónia do World Cultural Council (Conselho Cultural Mundial). Na mesma ocasião será apresentado o programa da cerimónia que terá lugar a 29 e 30 de novembro na Universidade de Coimbra.

A sessão de apresentação será transmitida em direto em uc.pt/emdireto.

O anúncio dos vencedores vai estar a cargo do Diretor-Executivo do Conselho Cultural Mundial, Esteban Meszaros, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

O World Cultural Council atribui os prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci, a personalidades ou organizações cujo trabalho tenha um impacto significativo e positivo no enriquecimento cultural da humanidade.

As comemorações de 2022, em Coimbra, serão a primeira vez em que os três galardões vão ser atribuídos no mesmo evento – até aqui, o Prémio Albert Einstein era entregue anualmente, enquanto os restantes eram concedidos alternadamente (o Prémio José Vasconcelos nos anos pares e o Leonardo da Vinci nos anos ímpares). Desde 1984, o Prémio Mundial de Ciência Albert Einstein, o Prémio Mundial de Educação José Vasconcelos e o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foram concedidos a dezenas de cientistas, educadores e artistas ilustres que alcançaram conquistas marcantes nos seus campos de ação e têm trabalhado para promover a tolerância, paz e conhecimento para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente.

A UC será a primeira universidade portuguesa a receber a World Cultural Council Award Ceremony, que já foi realizada em instituições como o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Princeton.

O Conselho Cultural Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada no México, em 1982, por um grupo de 124 cientistas, académicos, presidentes de universidades e executivos dos cinco continentes, com a missão de promover uma cultura de tolerância, paz e fraternidade.

Mais informações sobre a 37.ª cerimónia do World Cultural Council pode ser encontrada em https://wcc.uc.pt/.