Visita guiada ao Museu Académico, uma forma diferente de conhecer a cultura estudantil

As visitas realizam-se nos dias 29 de julho e 26 de agosto.

28 julho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Conheça o espólio da Galeria Académica do Museu da Ciência da UC numa visita guiada pelas salas que guardam os valores sociais, artísticos e culturais da comunidade académica. Uma proposta que é, de acordo com o guia da visita, Carlos Serra, “uma oportunidade que as pessoas têm de ver as coisas a uma luz um pouco diferente”. A primeira visita está prevista já para 29 de julho.

Carlos Serra defende que até mesmo os atuais estudantes da UC não conhecem toda a história da Universidade e com a visita podem “encontrar aspectos novos”. O guia reconhece que o Museu Académico precisou “adotar uma atitude mais pró-ativa” para trazer mais pessoas à galeria. Carlos Serra defende assim que, “em vez de ficar à espera que as pessoas descubram o museu e venham ter connosco”, decidiu “desafiá-las e chamá-las a virem ao museu e a tomarem conhecimento daquilo que aqui existe”, explica.

O guia considera que a visita guiada é “um primeiro ensaio para ver como a ideia é acolhida”. Dependendo do interesse mostrado pelas pessoas, há uma “possibilidade de ter uma visita guiada às quartas-feiras”, revela Carlos Serra.

A primeira visita está prevista para dia 29 de julho às 16h30, com ponto de encontro no Museu da Ciência da UC. As vagas são restritas a 30 pessoas e as inscrições podem ser feitas antecipadamente, com o pagamento de dois euros, no Museu da Ciência ou no próprio dia, mediante as vagas disponíveis. A visita vai repetir-se no dia 26 de agosto, também às 16h30.

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.