Visitar a UC no mundo virtual

Já é possível descarregar a UC Space of Knowledge, a plataforma digital que permite visitar os principais locais turísticos da Universidade de Coimbra em Pixel Art.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
26 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

É a mais recente plataforma da Universidade de Coimbra (UC). Chama-se UC Space of Knowledge e permite visitar os principais pontos de interesse do património UC de forma virtual. Integrando textos, imagens e áudio-guias, a UC Space of Knowledge vai oferecer uma experiência imersiva a quem visita a Universidade de Coimbra. É, por isso, uma plataforma inclusiva e “digna do imenso património da UC”, palavras de Valentim Branquinho, Diretor Técnico da UC Framework.

Tendo como cenário a Biblioteca Joanina da UC, a aplicação foi apresentada como uma ferramenta que permite “trazer a magia destes espaços para o telemóvel”. A plataforma já pode ser descarregada para smartphones Android e iOS de forma gratuita.

Eis o que pode fazer:

“O facto de podermos visitar vários locais através da aplicação não retira valor ao nosso património” nem diminui o número de visitas, antes pelo contrário, “suscita a curiosidade de estar lá presente”, defendeu o Reitor da UC, Amílcar Falcão, durante a cerimónia de lançamento da plataforma.

A UC Space of Knowledge vai ao encontro do mote “Criar para Renovar”, a propósito da celebração dos 250 anos da Reforma Pombalina, e resulta do investimento feito pela UC no desenvolvimento de tecnologia interna. Amílcar Falcão adianta que dentro de um ano vão surgir novidades. Um dos desafios é “colocar língua gestual em todos os idiomas” disponíveis na aplicação.

Eis o que pode fazer:

Na sessão de lançamento, esteve também presente Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, que olha para a UC Space of Knowledge como “instrumento poderoso de criatividade” que torna a visita presencial “ainda mais inspiradora”.

Para a Turismo de Portugal, representada por Ana Paula Pais, a UC Space of Knowledge é um projeto de valor acrescentado que “melhora a experiência de quem nos visita”. O lado lúdico e dinâmico da aplicação vai ajudar a “captar os mais jovens” e aumentar a atratividade do património. Ana Paula Pais caracteriza a aplicação como um "projeto inovador, acessível e inclusivo, que nos orgulha a todos enquanto País".