Visitas encenadas para a comunidade UC (re)descobrir a Universidade e a cidade

As inscrições estão abertas para as quatro visitas encenadas.

Marta Costa
22 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Conhecer a Universidade de Coimbra (UC) de uma forma diferente é o desafio dos Serviço de Gestão de Recursos Humanos e do Turismo da UC. Inserida na programação da 24.ª Semana Cultural da UC, a iniciativa “A Semana Cultural dos 732 anos da Universidade de Coimbra com a Escola Profissional Profitecla UC SC 732 anos” chegou.

São um total de quatro visitas encenadas, com diferentes temas e itinerários, “inspiradas nas vivências e tradições estudantis e populares do século XIX, com contextualização histórica e cultural na Alta e Baixa da cidade de Coimbra”. "Queríamos fazer algo que fosse diferenciado", conta a coordenadora do Turismo UC, Catarina Freire, e por isso surgiram as visitas encenadas, uma forma de "sair fora do conceito habitual das visitas temáticas". A principal ideia, acrescenta a responsável, foi possibilitar que a Comunidade UC pudesse "participar de uma forma mais lúdica, conhecendo a nossa cultura e o que são personagens importantes da vivência estudantil".

"Vivemos grande parte da nossa vida na Universidade, a trabalhar, e muitas vezes, as estórias dentro da História passam-nos ao lado. E a comunidade UC conhecer bem a sua história e as figuras relevantes da sua história, faz todo o sentido", conta Catarina Freire

As visitas são abertas à comunidade UC de docentes, investigadores, corpo técnico e bolseiro e têm um limite de 20 participantes por evento. "Vivemos grande parte da nossa vida na Universidade, a trabalhar, e muitas vezes, as estórias dentro da História passam-nos ao lado", sublinha a coordenadora do Turismo UC. "E a comunidade UC conhecer bem a sua história e as figuras relevantes da sua história, faz todo o sentido", acrescenta.

O envolvimento de um parceiro externo à Universidade, a Escola Profissional Profitecla, leva à participação de dois alunos, da área do Turismo, Inês Carvalho e Gustavo Oliveira, "que ajudam a dinamizar estas visitas". Assim, em cada percurso há personalidades que estão em relevo, que foram escolhidas pela organização.

São quatro figuras da história da UC e da cidade "que mereciam destaque" e que se ligam também "aos espaços que queríamos dar vida", revela Catarina Freire. A ligação ao Mondego ou a primeira mulher a frequentar a Universidade, da Rua da Sofia, "génese da UC", às serenatas dos estudantes às tricanas, as visitas juntam assim vários pontos de interesse.

Os percursos disponíveis são:

4 de março, 11 horas, 1.ª aula de Domitila

7 de março, 15 horas, Serenatas em Coimbra

10 de março, 11 horas, Percurso das Aguadeiras

15 de março, 15 horas, Orientação dos novos estudantes

Os colaboradores da UC interessados em participar nas visitas encenadas devem preencher o formulário de inscrição, disponível em https://ls.uc.pt/index.php/855929?lang=pt.

Os percursos têm uma duração prevista de cerca de uma hora e meia e sugere-se a utilização de calçado confortável.