A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) promove, entre 8 e 30 de junho, o ciclo de tertúlias online “Portugal no seu melhor”. A primeira fase desta iniciativa, que pretende revisitar a vida e obra de dez grandes figuras que marcaram a história portuguesa nos domínios da arte, da ciência e da cultura, será dedicada aos perfis de Fernando Pessoa, Pedro Nunes, Siza Vieira e José Saramago. 

O ciclo de tertúlias “Portugal no seu melhor” ganha forma depois de, durante o mês de maio, a comunidade da Universidade de Coimbra ter sido convidada a escolher online as figuras portuguesas muito relevantes no panorama da ciência, da cultura e das artes que seriam tema das discussões. Contabilizadas as centenas de votos recebidos, a BGUC identificou as 10 personagens ‘eleitas’: Fernando Pessoa, Luís de Camões, Pedro Nunes, Egas Moniz, José Saramago, Sophia de Mello Breyner, Eça de Queirós, Amália Rodrigue, Siza Vieira e Padre António Vieira.

No seguimento deste exercício, a BGUC organiza um ciclo de tertúlias totalmente online (através da plataforma Zoom), em que cada sessão será dedicada a uma das dez figuras mais votadas. Este ciclo, que na primeia fase (8 a 30 de junho) se compõe de quatro tertúlias, terá continuidade no arranque do próximo ano letivo. As quatro primeiras sessões, sempre às 18h00, serão dedicadas a Fernando Pessoa (dia 8, com apresentação por António Apolinário Lourenço, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – FLUC), Pedro Nunes, (dia 14, por  João Filipe Queiró, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – FCTUC), Siza Vieira (dia 22, por José António Bandeirinha, professor da FCTUC) e José Saramago (dia 30, por Ana Paula Arnaut, professora da FLUC).

A participação nesta primeira ronda tem um custo associado de 10,00 euros, que revertem a favor das atividades culturais da Liga dos Amigos da BGUC. Os interessados podem inscrever-se através do formulário acessível em https://forms.gle/GQQJpdeLdNEjK4wn9. Mais informações podem ser obtidas através do endereço bguc-eventos@bg.uc.pt.

 

PORTUGAL NO SEU MELHOR

 

Rui Marques Simões

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »