Já são conhecidos os vencedores dos prémios Projetos Sementes de Investigação e Desenvolvimento Santander UC

Set 24, 2020

Os cinco projetos, um por cada área estratégica da Universidade de Coimbra, foram apresentados na Sala do Senado.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Projetos Semente MC2020
Fotografia: © UC | Marta Costa

“Esperamos que [estes projetos] sejam embriões para o futuro (…) e projetem a nossa Universidade”, afirmou a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (UC) com a pasta da Investigação e 3.º ciclo, Cláudia Cavadas, durante a apresentação dos Prémios dos Projetos Semente de Investigação e Desenvolvimento Santander UC. A responsável deu o pontapé de saída na apresentação dos projetos distinguidos, um por cada área estratégica da UC, do programa “Projetos Semente de Investigação para a Era Pós-Covid-19: para uma sociedade mais sustentável, resiliente e justa”.

Os cinco projetos vão agora ser financiados com um total de 100 mil euros. “Estamos a promover e a apostar em recém-doutorados”, continuou Cláudia Cavadas. A Vice-Reitora considera que esta é “uma aposta fundamental na investigação da UC”.

“A expetativa é bastante elevada”, acrescentou o Reitor da UC. Amílcar Falcão reconheceu o elevado “potencial” dos projetos. “Esta iniciativa, que tem na sua base a interdisciplinariedade”, referiu o Reitor da UC. E é nesse sentido de “cruzar fronteiras que conseguiremos fazer as coisas”, acredita Amílcar Falcão.

Projetos Vencedores por área e indicação dos investigadores responsáveis (ordem alfabética)
Área Estratégica Digital, Indústria e Espaço
Artur Pilacinski | CINEICC – Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental
Developing brain-machine interface for dynamic human-robot cooperation
Área Estratégica Energia, Clima e Mobilidade
Eduardo da Natividade de Jesus | INESC Coimbra – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra
Citydemics – Planning cities for pandemics
Área Estratégica Património, Cultura e Sociedade Inclusiva
Joana Antunes |CEAACP – Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património
Ver o que o passado (ou)viu. Reconstituição espacial e acústica da Sé Velha de Coimbra no século XVI
Área Estratégica da Saúde
Marco Simões |CISUC – Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e CIBIT – Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional de Coimbra
BioHab – a biofeedback solution for cognitive training systems
Área Estratégica Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente
Marisa da Costa Gaspar | CIEPQPF – Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta
Sustainable and dual function polymeric edible films: a probiotic and antioxidant delivery food packaging system

Veja aqui o vídeo da cerimónia na íntegra aqui.

Veja algumas fotografias do evento aqui:

Apresentação Projetos Semente de I&D

Notícia relacionada: https://noticias.uc.pt/universo-uc/cerimonia-de-entrega-dos-premios-dos-projetos-semente-de-investigacao-e-desenvolvimento-santander-uc/

Marta Costa e Karine Paniza