90 anos a ensinar a língua e a cultura portuguesas a estrangeiros

17 dezembro, 2014≈ 6 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Somos a universidade pioneira no ensino de língua e cultura portuguesas e, por essa razão, uma data tão memorável como esta não podia deixar de ser devidamente comemorada”. Celebram-se os 90 anos do ensino da Língua e Cultura Portuguesas a estrangeiros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e, para assinalar a data, foi lançada uma obra comemorativa, com a chancela da Imprensa da UC.

Os estudantes que nos procuram já não estão apenas interessados em Portugal, mas em toda a Lusofonia

A Sala dos Conselhos da FLUC encheu para receber o lançamento da uma obra que reúne “contributos dos investigadores das diferentes áreas de trabalho que mais se têm dedicado ao ensino e divulgação aos aspectos da nossa cultura no país”, explica Graça Rio-Torto, a coordenadora do livro.

“Temos um corpo docente já estável no ensino e língua e cultura portuguesas para estrangeiros” refere ainda a docente da FLUC durante a apresentação. O trabalho até agora desenvolvido pelo grupo é, para Graça Rio-Torto, uma razão de orgulho pois “muito tem contribuído para a consolidação deste ensino/aprendizagem em grupos de alunos de nacionalidades várias”. A coordenadora da obra “90 anos de Ensino da Língua e cultura Portuguesas para Estrangeiros” nomeia alunos orientais e norte-americanos como principal foco já que, de acordo com a responsável, “são neste momento grossas fatias dos formandos”.

 

 

“Os estudantes que nos procuram para aprender a língua já não estão apenas interessados em Portugal, mas em toda a Lusofonia”, admitiu o vice-reitor para as relações internacionais da UC. Convidado a apresentar a obra, Joaquim Ramos de Carvalho acredita que o trabalho “está em boas mãos”.

O evento contou ainda com as apresentações feitas pelo diretor da FLUC, José Pedro Paiva, e pelo diretor da Imprensa da UC, Delfim Leão. Foram muitos os estudantes estrangeiros e docentes que também marcaram presença.

 

Imagens da apresentação da obra “90 anos de Ensino de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros na FLUC”:

Partilhe