“O Arrisca C é uma iniciativa que projeta os jovens para o futuro”. É assim que o Vice-Reitor responsável pela pasta da Inovação, LuÃs Simões da Silva, define o concurso que cumpriu dez edições. A entrega de prémios aconteceu no Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra e reuniu promotores, patrocinadores e entidades, numa cerimónia onde, mais uma vez, se deu o salto para o sucesso.
Também a participação das escolas secundárias é “fulcral”, sublinha o Reitor da UC. No geral, AmÃlcar Falcão acredita que “estamos perante projetos de muito valor”. “Os resultados que temos obtido são excecionais e estamos no bom caminho para que, com transferência do conhecimento, a região centro saia valorizada”.
“O desafio é, agora, dar continuidade”, acrescentou a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque. “Os Prémios [Arrisca C] são o reconhecimento do caminho até aqui” continuou a governante, “mas são também uma responsabilidade”, acrescentou.
Dos participantes e vencedores, foram várias as palavras de agradecimento. Um dos vencedores da tarde foi a Protex-Aging. Ao receber os prémios IEFP, IAPMEI, o prémio Ideias de Negócio Arrisca C e o prémio Santander, os promotores agradeceram “o voto de confiança decisivo”. “Não é só receber os prémios, é saber que acreditaram em nós de muitas maneiras, o que é um apoio muito mais forte”, explica a mentora do projeto Alexandrina Pinto Mendes. A Protex-Aging “é, ainda, só uma ideia de negócio”. Gonçalo Pinto Mendes, Alcino Lopes Leitão e Cátia Moreira de Sousa completam a equipa de investigadores da Faculdade de Farmácia da UC e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC que identificou um composto que, explicam, “tem uma atividade protetora das células e é capaz de prever a destruição celular”. De acordo com Alexandrina Pinto Mendes “a molécula tem um elevado potencial” e com a ajuda do Arrisca C, “queremos realizar os ensaios necessários para que possa vir a ser um medicamento”.
A Time Up, por sua vez, é uma tecnologia que permite informar o profissional de saúde de uma infeção de trato urinário. Ideia vencedora de uma menção honrosa do Prémio Ideias de Negócio Arrisca C, os promotores esperam “corresponder à s expetativas”. “Foi um concurso que nos obrigou a pensar e estamos mais fortalecidos”, referiram os responsáveis durante a cerimónia.
Já o prémio principal Plano de Negócios Arrisca C distinguiu uma spin-off criada na Universidade da Beira Interior. A Eco2Blocks “produz e desenvolve materiais de construção feitos com resÃduos industriais e água não potável”, afirmam os promotores.
Vencedores Arrisca C 2018:
Prémio IEFP: Protex-Aging
Prémio IAPMEI: Protex-Aging
Prémio Ideias de Negócio | Ensino Secundário e Técnico-Profissional: Dog’s Home
Prémio Ideias de Negócio | Social Ao Centro: Immersive Pyx-Rescue Pyx
Prémio Ideias de Negócio Arrisca C: Protex-Aging
Prémio Ideias de Negócio Arrisca C – menção honrosa: Time Up
Prémio Planos de Negócio Arrisca C: Eco2 Blocks
Prémio Planos de Negócio Arrisca C – menção honrosa: Vmotor Xperience
Marta Costa e Karine Paniza
Redes Sociais
« Encerramento da Pós-Graduação em Direito Fiscal das Empresas conta com Secretário de Estado UC dá formação a altos quadros de instituições timorenses e africanas »