Cidadãos são chamados a participar na transcrição das Cartas da Natureza

Abr 17, 2019

“Cartas da Natureza” é o primeiro projeto português a integrar a plataforma colaborativa Zooniverse, a maior e mais popular plataforma de investigação colaborativa com cidadãos.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Pela primeira vez, um projeto português vai estar disponível na Zooniverse, uma plataforma internacional de ciência cidadã. O projeto Cartas da Natureza (em inglês, Plant Letters), que visa a transcrição de documentos das coleções e arquivos de história natural da Universidade de Coimbra (UC), vai ser lançado oficialmente a 17 de abril.

Atualmente, “o Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra (à guarda do Departamento de Ciências da Vida) contém mais de 5000 cartas dirigidas aos diretores, naturalistas, jardineiros e outros colaboradores do Jardim Botânico”, revela o diretor do Jardim Botânico, António Gouveia. “O principal objetivo deste projeto é localizar espécies de plantas, os seus locais de origem e os cientistas que as estudaram, a partir da correspondência recebida no Jardim Botânico, entre cerca de 1870 e 1928”, acrescenta.

“Muita da informação e dados biológicos contidos nestes documentos históricos dizem respeito não só à biodiversidade do território nacional, mas também a muitos outros países com relações históricas com Portugal, principalmente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, afirma o coordenador do projeto. Por isso, outro “objetivo fundamental” desta iniciativa, de acordo com António Gouveia, é que a divulgação de informação seja “útil nos esforços atuais desses países na definição de estratégias de conservação”.

O convite fica lançado para a “transcrição de cartas, manuscritas ou dactilografadas, de mais de 1100 correspondentes de todo o mundo por quem quiser participar nesta leitura partilhada de documentos históricos. A maioria das cartas estão em português, mas estão disponíveis cartas noutras cinco línguas (espanhol, francês, italiano, alemão e inglês).

“Cartas da Natureza” é o primeiro projeto português a integrar a plataforma colaborativa Zooniverse, a maior e mais popular plataforma de investigação colaborativa com cidadãos. Atualmente, a Zooniverse conta com dezenas de projetos ativos e mais de 418 milhões de classificações feitas por quase 1.8 milhões de utilizadores registados na plataforma. “Este tipo de investigação, com um grande volume de informação, é assim facilitado a partir destas plataformas colaborativas, reforçando também o compromisso da UC com a ciência aberta”, realça António Gouveia.

O projeto português é desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Jardim Botânico e o Departamento de Ciências da Vida da UC.

“Cartas da Natureza” vai estar disponível através do endereço: https://www.zooniverse.org/projects/catedraunesco/plant-letters

 

Marta Costa e Karine Paniza

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »