Coimbra recebe os próximos Jogos Europeus Universitários

Os Jogos Europeus Universitários (EUG 2018) chegam a Coimbra dentro de dois anos, entre 15 e 28 de julho, e vão ter como lema “A Winner’s Heartbeat”.

26 julho, 2016≈ 3 mins de leitura

Agora que terminaram os Jogos Europeus Universitários (EUG) na Croácia começa a contagem decrescente para a edição 2018 dos Jogos que terá como anfitriã a cidade de Coimbra.

Mas antes recordemos alguns dos resultados obtidos pelos nossos atletas nos EUG 2016.

A equipa de ténis feminino trouxe para casa a medalha de ouro depois de vencerem a equipa alemã da Universidade de Mainz. As estudantes Ana Luísa Carvalho, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Bárbara Luz Medeiros, da Faculdade de Direito, e Cláudia Gaspar, da Faculdade de Economia, sagraram-se campeãs europeias depois de terem sido campeãs em Portugal na modalidade. Durante o percurso no campeonato europeu universitário, as atletas venceram todos os jogos do grupo, contra equipas da Alemanha, Eslovénia e Áustria, e deixaram ainda pelo caminho a anfitriã Croácia e a França, nos jogos dos quartos de final e na meia final, respetivamente.

Depois do ouro no ténis, a UC subiu mais quatro vezes ao pódio durante os Jogos Europeus Universitários para receber quatro medalhas de bronze na natação.

A primeira medalha de bronze foi conquistada na prova de 50 metros de estafetas livre feminino. As estudantes Amélia Fernandes (Faculdade de Medicina), Tatiana Santos (Faculdade de Economia), Beatriz Craveiro e Raquel Taveira (Faculdade de Farmácia) ficaram no terceiro lugar do pódio, tendo sido ultrapassadas apenas por equipas de universidades da Turquia e da Alemanha.
Depois, foi a vez de subir ao pódio Mário Pereira, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, para receber a medalha de bronze na categoria de 400 metros livres.

A terceira medalha de bronze teve como protagonista a equipa composta pelos estudantes Francisco Gonçalves, da Faculdade de Economia, Gustavo Madureira, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, João Almeida e Mário Pereira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, na prova dos 4×50 metros estafetas masculinos.

Mário Pereira viria a subir novamente ao pódio para receber a medalha de bronze na prova dos 200 metros livres masculino. O atleta da Faculdade de Ciências e Tecnologia atingiu um novo recorde nacional universitário de 1:51.46.

A equipa de Rugby Feminino terminou os EUG 2016 em quinto lugar.

Os próximos Jogos Europeus Universitários (EUG 2018) chegam a Coimbra dentro de dois anos, entre 15 e 28 de julho, e vão ter como lema “A Winner’s Heartbeat”.

Partilhe