Congresso Mundial de Futebol 2021 vai acontecer em Coimbra

Organizado pela primeira vez em Portugal, o World Conference on Science and Soccer, no original, vai ter lugar em maio de 2021.

03 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

© EUG

O coração do mundo do futebol e investigação em futebol vai ser em Coimbra. Ou melhor, a Universidade de Coimbra (UC) vai organizar o Congresso Mundial de Futebol (World Conference on Science and Soccer, no original) em maio de 2021.

Para o Vice-Reitor da UC, António Figueiredo, “vamos colocar a UC no roteiro dos principais investigadores internacionais no âmbito das ciências do desporto e não só”. A afirmação surge à margem da notícia do Steering Committee, o grupo organizador do sistema de congressos mundiais de futebol e que atribui à UC a organização do evento, que se vai realizar pela primeira vez em Portugal.

Com periodicidade de bianual, a World Conference on Science and Soccer reúne “os melhores profissionais e investigadores do campo do futebol a nível mundial”, explica António Figueiredo. Em Coimbra, a iniciativa vai ter “como força motriz, a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC”, continua o Vice-Reitor. “Com características multidisciplinares”, o congresso agrega “a própria investigação aplicada às ciências do desporto, alavancando-se em outras áreas como a medicina, farmácia, psicologia, as ciências e tecnologia e até mesmo a economia, no âmbito da gestão”.

Esperam-se mais de 300 participantes, de todas as partes do mundo, durante o Congresso Mundial de Futebol. Para António Figueiredo, é uma oportunidade para “cimentar a posição [da Universidade de Coimbra] nas ciências do desporto, internacionalmente”.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe