Conheça a Book in Loop, a plataforma que o vai ajudar a poupar na compra de manuais escolares

O funcionamento em pleno da Book in Loop arranca em junho, com o final do ano letivo, mas já é possível fazer inscrições online na plataforma

21 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Se sempre achou que os manuais escolares, depois de usados, ficavam a ganhar pó nas prateleiras e o investimento feito ficava perdido, há uma nova empresa que lhe diz o contrário. Criada por três jovens de Coimbra e incubada no Instituto Pedro Nunes, a Book In Loop quer ser um “mecanismo para juntar quem tem os manuais na prateleira e quem precisa deles”, explica João Bernardo Parreira. Por um lado, garante que, quem os tem pode disponibilizá-los de forma “gerar algum rendimento” e, por outro lado, para quem precisa, “os manuais chegam com conforto, comodidade e com uma poupança que pode chegar aos 80 por cento”.

De acordo com os responsáveis da Book in Loop, cada família gasta anualmente cerca de 215 euros em manuais escolares. Com a nova aplicação, a poupança pode chegar aos 170 euros. Usando os princípios da economia partilhada a empresa pretende comercializar os manuais escolares usados após um rigoroso controlo de qualidade.

 

 

Numa primeira fase, a plataforma online disponibiliza apenas inscrições para todos os interessados em participar na rede. Assim, quando o ano letivo terminar, a Book in Loop espera ter “as condições para oferecer o melhor serviço às famílias”. Em junho, basta chegar à plataforma, indicar a morada e os livros que pretende entregar, estes passam por um processo de triagem e controlo de qualidade, e passam a estar disponíveis para venda. No final, “metade do rendimento gerado pela venda é distribuído por toda a gente que entregou um manual igual”, afirma João Bernardo Parreira.

Na plataforma – disponível online através do site www.bookinloop.com – as famílias podem ver quais os critérios para a triagem dos manuais bem como os pontos de recolha para entrega gratuita dos livros. A empresa disponibiliza ainda uma recolha ao domicílio dos manuais.

 

 

 

Partilhe