Conheça a Book in Loop, a plataforma que o vai ajudar a poupar na compra de manuais escolares

Jan 21, 2016

O funcionamento em pleno da Book in Loop arranca em junho, com o final do ano letivo, mas já é possível fazer inscrições online na plataforma

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Book in Loop UC
A equipa da Book in Loop, empresa que está sediada no IPN Incubadora
Fotografia: © UC | Marta Costa

Se sempre achou que os manuais escolares, depois de usados, ficavam a ganhar pó nas prateleiras e o investimento feito ficava perdido, há uma nova empresa que lhe diz o contrário. Criada por três jovens de Coimbra e incubada no Instituto Pedro Nunes, a Book In Loop quer ser um “mecanismo para juntar quem tem os manuais na prateleira e quem precisa deles”, explica João Bernardo Parreira. Por um lado, garante que, quem os tem pode disponibilizá-los de forma “gerar algum rendimento” e, por outro lado, para quem precisa, “os manuais chegam com conforto, comodidade e com uma poupança que pode chegar aos 80 por cento”.

De acordo com os responsáveis da Book in Loop, cada família gasta anualmente cerca de 215 euros em manuais escolares. Com a nova aplicação, a poupança pode chegar aos 170 euros. Usando os princípios da economia partilhada a empresa pretende comercializar os manuais escolares usados após um rigoroso controlo de qualidade.

 

 

Numa primeira fase, a plataforma online disponibiliza apenas inscrições para todos os interessados em participar na rede. Assim, quando o ano letivo terminar, a Book in Loop espera ter “as condições para oferecer o melhor serviço às famílias”. Em junho, basta chegar à plataforma, indicar a morada e os livros que pretende entregar, estes passam por um processo de triagem e controlo de qualidade, e passam a estar disponíveis para venda. No final, “metade do rendimento gerado pela venda é distribuído por toda a gente que entregou um manual igual”, afirma João Bernardo Parreira.

Na plataforma – disponível online através do site www.bookinloop.com – as famílias podem ver quais os critérios para a triagem dos manuais bem como os pontos de recolha para entrega gratuita dos livros. A empresa disponibiliza ainda uma recolha ao domicílio dos manuais.

 

 

 

Redes Sociais

2 comentários a Conheça a Book in Loop, a plataforma que o vai ajudar a poupar na compra de manuais escolares

  1. Ana Luisa Pinto diz:

    Conceito muito interessante!

  2. Maria Pires diz:

    Falso!! Publicidade enganosa. Não há qualquer processo de triagem e de controlo de qualidade. Acabei de receber da BooKinloop um manual danificado por humidade com bolor em todas as páginas e capa parcialmente destacada. De acordo com a resposta à reclamação o livro “terá passado pelo controlo de qualidade uma vez que as marcas não são impeditivas do uso do manual”. Tenho pena de não conseguir anexar foto e o cheiro da bolor do livro para demonstrar o contrário.
    Se é para reutilizar devemos pensar nas formas gratuitas, esta está a revelar-se um negócio muito estranho… Eu fui enganada.

« »