“Dar Corpo a Ideias” convida a descobrir e revisitar mensalmente o espólio da Universidade de Coimbra

18 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR | Mauro Costa Couceiro

Com o conceito de “revisitar o nosso património, o património que a Universidade de Coimbra (UC) tem”, surge a iniciativa “Dar Corpo A Ideias”. De acordo com o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, esta é uma plataforma que agrega “o património acumulado ao longo de séculos, e que repousa nos nossos museus e bibliotecas, sem que muitas vezes saibamos o que motivou o seu arquivo ou a sua preservação em determinado momento”.

“Dar Corpo A Ideias” propõe-se assim a, todos os meses, a propósito de um tema agregador, revisitar esses objetos e “associar-lhes uma história e uma narrativa”, explica Delfim Leão. O objetivo, de acordo com o Vice-Reitor, passa por mostrar “o que motivou a sua preservação, as pessoas por detrás dessas movimentações, o contexto histórico e científico, tudo o que justifique a sua revisitação”.

A plataforma digital é apresentada a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, com um primeiro tema: as Viagens Philosóphicas. “Uma forma muito própria de celebrarmos e nos associarmos à data”, continua Delfim Leão.

Por mês, e durante nove meses, vai ser lançado um tema. “Há um núcleo de pessoas responsáveis pela curadoria dos bens que nós temos”, que vêm das Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação, “sem prejuízo de outros se juntarem”, acrescenta Delfim Leão. Para a primeira viagem, a iniciativa conta já com a participação do Jardim Botânico, o Museu da Ciência, o Arquivo ou a Biblioteca Geral. A ideia é que seja feita “uma interpretação” a partir de cada proposta apresentada que permita uma viagem à volta do tema. Em cada “Dar Corpo A Ideias” é possível revisitar o espólio da Universidade, “de acordo com perspectivas diferentes e complementares, apelando ao mesmo tempo a outros colaboradores para enriquecer a análise que é feita”, afirma o Vice-Reitor.

“Ao longo do tempo teremos constituído uma biblioteca animada e viva que nos permite revisitar a nossa instituição e o seu acervo inúmeras vezes”, acredita Delfim Leão.

O primeiro tema, as Viagens Philosóphicas, está já disponível e pode ser descoberto aqui.

Visite a iniciativa Dar Corpo a Ideias através da página www.uc.pt/cultura/ideias

 

Marta Costa
Partilhe