“É impossível não pensar na FCDEF quando se pensa em desporto na UC”

29.º aniversário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC assinalado online.

19 fevereiro, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“O que faz uma escola não são as paredes, são as pessoas”, começou Luís Rama. O presidente da Assembleia da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) falava, de forma online, na sessão comemorativa do 29.º aniversário da FCDEFUC. Após o que descreveu como “um ano terrível e com grande necessidade de adaptação, e ao mesmo tempo cada vez mais exigente para a produção de qualidade”, 2021 surge, na opinião de Luís Rama, como um ano que vai trazer “parcial sucesso”, “porque o sucesso completo só se vai sentir quando estivermos todos juntos”.

“A 19 de fevereiro de 2022 teremos certamente oportunidade de retomar a comemoração no formato habitual”, afirmou o diretor da FCDEFUC, José Pedro Ferreira. A situação pandémica, de acordo com o responsável, trouxe “alterações profundas nas nossas vidas, e no funcionamento enquanto sociedade”. Já a Faculdade, o diretor considera que “não houve uma paragem no crescimento, houve sim um abrandamento nesse crescimento”. José Pedro Ferreira acredita que “em breve será retomado”.

“A faculdade mais jovem da mais antiga instituição de Ensino Superior do País está de parabéns”. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto congratulou a FCDEFUC “pela dinâmica que imprimem e que ajuda ao desenvolvimento do desporto em Portugal”. João Paulo Rebelo salientou ainda a “produção e disseminação de conhecimento do desporto através da formação de homens e mulheres capacitados, habilitados e extremamente bem preparados para os desafios ao nível da sua formação profissional”.

O secretário de Estado recordou ainda o papel da FCDEFUC enquanto “palco de um dos maiores eventos multidesportivos” ao nível europeu, os Jogos Europeus Universitários, em 2018. Para João Paulo Rebelo o “forte entusiasmo” da UC, em particular da Faculdade, da “causa da junção da carreira académica com a desportiva” é também um destaque do percurso da FCDEFUC, assim como o “o forte apoio aos estudantes atletas”.

O Vice-Reitor da UC para o Desporto e Qualidade, António Figueiredo, também esteve presente “num momento que é sempre marcante” apesar do ambiente remoto, destacando a participação no evento, que demonstra “que a FCDEF é importante”. As várias intervenções mostraram o que tem sido o papel da Faculdade na vida da UC, na comunidade nacional e até internacional, e “demonstra que a missão está a ser cumprida”, sublinhou o Vice-Reitor. “Não sendo só desporto, é impossível não pensar na FCDEF quando se pensa em desporto na UC”, garantiu António Figueiredo.

“Uma Faculdade que prima pela inovação e pela tradição, e também pela formação cívica”, relembrou o presidente do Núcleo de Estudantes, Diogo Salgado Braz. Apesar da crise que a pandemia trouxe, houve uma nota positiva nas palavras dos estudantes no aniversário da FCDEFUC, descrita como “uma estrutura capaz de enfrentar” os desafios de hoje, referiu Diogo Salgado Braz.

A “ligação quase emotiva entre a Academia e a FCDEFUC” foi também lembrada pelo presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Assunção. De acordo com o dirigente estudantil, “após a formação da faculdade, o desporto da Academia ganhou muito”. O presidente da AAC aproveitou ainda o momento para recordar Rui de Alarcão, associado honorário da AAC e que, enquanto Reitor da UC, foi determinante para a criação da FCDEFUC.

 

Notícia relacionada: /noticias/artigos/faculdade-de-ciencias-do-desporto-e-educacao-fisica-da-uc-celebra-29-aniversario/

 

Marta Costa
Partilhe