Estudantes da UC desenvolvem manuais de apoio durante o isolamento social

26 março, 2020≈ 2 mins de leitura

© DR

Sejam adultos, idosos, estudantes ou crianças, para muitos, estar em isolamento social significa estar confinados a casa. Com o objetivo de “reconhecer e gerir as emoções e pensamentos que podem surgir”, surgiu o “Sorrir no Isolamento”, um conjunto de manuais adaptados a estes grupos que, como explica embaixadora da Académica Start UC e uma das dinamizadoras, Rita Damasceno, incluem “alguns esclarecimentos em relação à realidade atual”.

Os manuais, continua Rita Damasceno, pretendem “dar um conjunto de alternativas a toda a comunidade para que todos cuidem da sua saúde mental nesta fase desafiante que atravessamos. Acima de tudo, pretendemos relembrar que mesmo em tempo de isolamento social é possível sorrir!”

No interior de cada manual “Sorrir no Isolamento” estão “múltiplas sugestões de atividades, passatempos, desafios e curiosidades para praticar individualmente ou em família”.

O projeto é desenvolvido por estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em parceria com a iniciativa Brain 4.0, que surgiu com a Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo e tem como objetivo “fomentar a discussão de tomas de saúde mental e dismistificá-los”.

Todos os manuais estão disponíveis online – na página de Facebook ou em versão PDF -em: http://bit.ly/manuaisCOVID-19.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe