Estudantes de mobilidade recebidos na Universidade de Coimbra

Sessão de boas vindas também serviu para apresentar as Alumni e Eurodeputadas Maria Manuel Leitão Marques e Lídia Pereira como Embaixadoras UC.

22 setembro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O auditório da Reitoria recebeu mais de uma centena de estudantes, das mais variadas nacionalidades, que iniciam o seu percurso na Universidade de Coimbra (UC). A sessão de boas-vindas, organizada pela Divisão de Relações Internacionais da UC é uma das várias iniciativas previstas para receber os estudantes de mobilidade e Erasmus+ que agora chegam à cidade. Mesmo num ano “difícil de pandemia” houve “uma grande resistência” em termos de números que demonstra “sinal de futuro da Universidade de Coimbra, como universidade global e internacional”, sublinha o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

Para além de ficarem a conhecer um pouco mais do que os espera e algumas dicas para se melhor adaptarem, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer, em primeira mão, os testemunhos de duas antigas estudantes da UC e atuais deputadas ao Parlamento Europeu: Maria Manuel Leitão Marques e Lídia Pereira contaram um pouco da história enquanto Alumni UC.

De acordo com o Vice-Reitor, o papel dos “Embaixadores Alumni” são “pessoas com algum prestígio por esse mundo fora e, devidamente acarinhadas, vão ter um papel ativo na criação de redes de antigos estudantes”. “Esperamos fazer isso com outros antigos estudantes que estão lá fora”, acrescenta João Nuno Calvão da Silva.

Para além das Eurodeputadas, está reservada uma sessão de boas-vindas para os estudantes de mobilidade com a presença dos antigos estudantes Vítor Sereno, atual Embaixador do Senegal, e Rui Faria da Cunha, atual presidente da Câmara de Comércio Luso-Belga.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe