Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC apresentou novas instalações do Laboratório Integrado

Investigação, formação e apoio à avaliação e controlo de treino, são as áreas de atuação do Laboratório Integrado da FCDEFUC.

04 junho, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC

A valência do Laboratório Integrado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) foi ampliada. A inauguração aconteceu no início de junho e “vai traduzir-se em diversas mais-valias a diferentes níveis”.

“O espaço que existia estava já desajustado face às necessidades da Faculdade”, sublinhou o diretor da FCDEFUC, José Pedro Ferreira. O aumento da área laboratorial decorre, assim, “da necessidade que temos vindo a sentir nos últimos anos”, mas também das “solicitações em termos de estudos pós-graduações, decorrentes das necessidades de investigação, de investigadores e docentes da faculdade, e da participação em projetos internacionais”, explica.

O novo espaço é “mais do que uma duplicação” do que existia anteriormente e as vantagens são inúmeras. José Pedro Ferreira destaca de imediato a mais-valia “a nível pedagógico e da qualidade pedagógica que a extensão do laboratório oferece que, para além da ala da fisiologia, consistiu na extensão da área laboratorial na área da bioquímica”. De acordo com o responsável, “vai aumentar a qualidade das nossas aulas e da formação dos nossos estudantes” de licenciatura, ao mesmo tempo que também potencia “condições mais favoráveis para a investigação” nos 2.º e 3.º ciclos.

“É algo que é de interesse muito grande para a faculdade e que nos vai projetar em termos futuros”, acrescentou o diretor.

Inauguração Laboratório Integrado FCDEFUC UC2021 02

“Em termos de mais valias a nível operacional, neste laboratório, ocupamo-nos fundamentalmente da avaliação e controlo de treino”, continua José Pedro Ferreira Para o responsável, esta é uma área que, juntamente com a de investigação, tem sido “extremamente desenvolvida na FCDEFUC”. O diretor da faculdade destaca o “apoio direto às diferentes federações nacionais” que tem sido dado, assim como aos respetivos atletas, “com diferentes valências associadas às diferentes modalidades desportivas”.

Atualmente, o Laboratório Integrado da FCDEFUC presta apoio às Federações de Ciclismo, Atletismo, Remo, Canoagem, Patinagem e Triatlo, entre outras. Com as novas instalações, José Pedro Ferreira acredita que a Faculdade está melhor preparada “em termos de capacidade de resposta às diferentes necessidades dos atletas, em diferentes áreas”.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe