Faculdade de Medicina apresenta cursos inéditos relacionados com ética na saúde e saúde da mulher

Candidaturas para os dois cursos de especialização da FMUC estão abertas até final de novembro.

13 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Curso de Especialização em Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da Mulher é um curso inovador que a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) apresenta em dois módulos.

A coordenadora, Margarida Figueiredo Dias, explica que, no primeiro módulo, da prevenção da doença, o objetivo passa por focar “a prevenção de doenças oncológicas, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejadas ou complicações na gravidez”. A docente da FMUC explica que se pretende abranger ainda “vários problemas que não estamos habituados a abordar, como suicídio e infanticídio, ou a prevenção da infertilidade, vista de uma forma completamente diferente, com o tema da inteligência artificial”.

Por outro lado, no módulo da promoção da saúde da mulher, Margarida Figueiredo Dias sublinha o estudo “dos diferentes estilos de vida saudável nas diferentes fases da mulher: fértil, menopausa ou na grávida”. O curso vai ainda abordar “a promoção da saúde mental, segundo novas terapêuticas, tradicionais e alternativas”, acrescenta.

As candidaturas estão abertas até 30 de novembro.

“Há um interesse crescente na área da ética”, afirma a docente da FMUC, Margarida Silvestre. Ao mesmo tempo, “há fundamentação teórica que é necessária para praticar bem”, acrescenta. Ética em Saúde é um curso de especialização, também inovador, criado pela Faculdade de Medicina da UC para responder a esta necessidade.

O curso é direcionado a todos aqueles que se dedicam à prática clínica, prestação de cuidados de saúde e Investigação em Ciências da Saúde, o que o torna “um curso abrangente”, de acordo com a coordenadora, Margarida Silvestre. Em Portugal, há, atualmente, “vários cursos de ética, mas nenhum com este modelo”.

As candidaturas estão abertas até 25 de novembro.

Para conhecer toda a oferta pós-graduada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, veja aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe