Gabinete de Física Experimental é Sítio Histórico Europeu

03 setembro, 2014≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Antigo Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra (UC) acaba de ser nomeado como “EPS Historic Site” (Sítio Histórico Europeu) pela Sociedade Europeia de Física (EPS). É o primeiro local em Portugal e o segundo na Península Ibérica a receber esta importante distinção, atribuída a locais na Europa que desempenharam um papel altamente relevante no desenvolvimento da física. A nomeação resulta de uma candidatura proposta pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF), sociedade afiliada da EPS, em particular do seu Grupo de História da Física, recentemente criado pela atual direção, e preparada pelos físicos Carlos Fiolhais e Décio Martins. O sucesso desta iniciativa vai permitir «refletir para o resto da Europa a riqueza do espírito científico das Luzes do século XVIII em Portugal. É bom para a imagem de Portugal no mundo.

Temos razões para estar muito orgulhosos em Coimbra e em Portugal

Os espaços de ciência desse século são espaços de imaginação e criatividade, muito úteis para a construção do futuro», segundo a Presidente da SPF, Teresa Peña. Atualmente integrado no Museu de Ciência da UC, o Gabinete de Física Experimental foi criado pela Reforma Pombalina e afirma-se pela riqueza dos seus instrumentos e aparelhos utilizados para realizar experiências científicas – mais de meio milhar – que constituem uma coleção rara no mundo.

Carlos Fiolhais sublinha que «temos razões para estar muito orgulhosos em Coimbra e em Portugal. De entre os sítios históricos da Física na Europa selecionados até à data, o Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra é um dos mais antigos. No século XVIII a Reforma Pombalina procurou colocar a Universidade portuguesa na lista das melhores da Europa, construindo os melhores laboratórios, chamando os melhores professores e reunindo os melhores instrumentos». «Hoje os turistas podem ver e admirar essa impressionante herança. Oxalá os responsáveis pela ciência portuguesa de hoje se inspirem nos exemplos antigos», observa o catedrático da Universidade de Coimbra.

A Sociedade Europeia de Física, que reúne as sociedades de físicos de todos os países europeus, criou esta distinção para reconhecer e promover uma lista muito restrita de locais ligados a episódios fundamentais na história desta ciência, tais como descobertas científicas e criação e utilização de instrumentos científicos. Entre os locais distinguidos, encontram-se o CERN (Suíça), onde têm sido feitas várias descobertas em Física de Partículas, incluindo a partícula de Higgs recentemente descoberta; o Instituto Niels Bohr (Copenhaga), berço da moderna física atómica e nuclear, e o Blackett Laboratory do Imperial College em Londres, palco de numerosos avanços em física fundamental.

Partilhe