Há cada vez mais turistas a descobrir a Universidade de Coimbra

Entre 2014 e 2015 houve um aumento de 20 por cento de visitas de turistas à UC

28 dezembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“A Universidade de Coimbra (UC) tem apostado na divulgação do seu património e da sua história no sentido de se mostrar ao mundo. Também é por isso que os turistas têm afluído de forma crescente nestes últimos anos”. Quem o afirma é o vice-reitor da UC responsável pelo Turismo, Luís Filipe Menezes.

Em 2014, visitaram a Universidade de Coimbra cerca de 293 mil turistas. No final de 2015, os números avançados pelo Turismo UC ultrapassam já os 355 mil, o que demonstra um aumento de vinte por cento de visitantes. Estes são valores “muito positivos”, afirma Luís Filipe Menezes. “Prestamos um serviço a quem nos visita”, conta o vice-reitor responsável pela área. “Tivemos de melhorar este serviço, divulgá-lo e, dentro desta promoção que temos feito, os resultados estão à vista”, explica. Luís Filipe Menezes acrescenta que os valores devem-se, também, “à atribuição do título de Património da Humanidade pela UNESCO”, em 2013, que proporcionou um tipo de turismo “mais cultural”.

 

 

“Nós temos um turismo cultural que nos é muito querido”, avança Luís Filipe Menezes. O vice-reitor recorda que os públicos chegam para ver a história da universidade e do país e “é isso que tentamos mostrar”. “A UC, com toda a sua história, tem imensos espaços para conhecer e tem muitas estórias dentro da sua história”, sublinha o responsável. “É isso que queremos ir abrindo ao mundo”, revela. “2016 vai ser um ano de grandes surpresas em termos de Turismo da UC”, continua o vice-reitor. Luís Filipe Menezes adianta que uma dessas surpresas é a abertura ao público de “espaços que têm estado relativamente fechados ou com visitas mais condicionadas, como é o caso do Colégio de Jesus”.

Os dados do Turismo UC indicam ainda que o mês com mais visitantes é setembro, seguido dos meses de agosto e maio. Quanto ao tipo de visitantes, a Universidade divide-se de forma igual entre grupos e famílias.

 

gráfico turismo UC

Partilhe