Hazem Hadla é o primeiro estudante que integra a Plataforma Global para Estudantes Sírios a doutorar-se em Portugal

18 janeiro, 2019≈ 2 mins de leitura

O caminho de um estudante na procura de grau académico, na maioria das vezes, não é um percurso fácil. Imagine-se então para um estudante que veio de uma situação de risco e resgate.

A plataforma global de apoio a estudantes sírios, iniciativa do Governo Português, permitiu que 50 estudantes fossem escolhidos no ano académico de 2014-2015, para que retomassem os estudos universitários ao abrigo de um programa de bolsas de emergência, proporcionando a entrada em universidades portuguesas.

Eu quero ir ainda mais além, investigar mais

Foi assim que Hazem Radwan Hadla chegou à Universidade de Coimbra. Uma história de mudanças e adaptações que chegou ao ponto alto a 4 de janeiro – dia em que realizou as Provas de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores com a tese “Predictive Load Angle and Stator Flux Control of SynRM Drives for the Full Speed Range”, tornando-se o primeiro desse grupo de estudantes a fazê-lo.

“É uma cultura diferente da minha mas não achei grandes dificuldades em adaptar a minha vida. Descobri que gosto muito de viver em Coimbra”, explica Hazem.

Com um sorriso aberto, o investigador fala sobre a sua tese e principalmente sobre a sua vontade de continuar. “Eu quero ir ainda mais além, investigar mais e desenvolver uma estratégia para uma implementação prática da pesquisa”.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe