O Futuro da UC nas nossas mãos

Está em marcha o Planeamento Estratégico da Universidade de Coimbra 2019-2023.

23 maio, 2019≈ 4 mins de leitura

© DR

Estando a nova Equipa Reitoral convicta de que a estratégia da UC só terá sucesso se for implementada com as pessoas e não para as pessoas, encontra-se em desenvolvimento um novo processo de planeamento estratégico, de cariz participativo, que pretende reunir as propostas da comunidade académica para as ações a desenvolver no quadriénio 2019-2023.

Sob o mote “O Futuro da UC nas Nossas Mãos”, o primeiro passo para este novo processo foi dado com o envio de um questionário de perceção a pessoal docente e investigador e a pessoal técnico, perspetivando os resultados o sucesso de um processo de reflexão alargado. 84,5% do total de respondentes do grupo docente e investigador manifestou-se disponível ou muito disponível para contribuir para um processo participativo de reflexão; no caso do pessoal técnico, este valor atinge os 85,5%. Mais de 350 pessoas expressaram já a sua disponibilidade para participar em sessões de reflexão estratégica.

Assim, nos próximos meses, serão dinamizadas sessões de reflexão alargadas – O Futuro da UC nas Nossas Mãos – estando já agendadas as que se destinam a docentes e investigadores (4 de junho), ao pessoal técnico (25 de junho) e às unidades de I&D (11 de julho). Pretende-se assim integrar a perspetiva e os contributos de cada grupo, e, desta forma, enriquecer a estratégia da Universidade para os próximos anos nos pilares Ensino, Investigação & Inovação, Desafios Societais e Internacionalização e nos eixos Pessoas, Qualidade, Instalações, Financiamento e Comunicação.

Estão também previstas sessões de reflexão estratégica com os estudantes – para a qual serão convidados todos os seus representantes nos órgãos de governo da UC e das unidades orgânicas, assim como os dirigentes da AAC e os representantes de todos os núcleos -, e com os estudantes internacionais, contribuindo com a sua perspetiva e as suas propostas para os temas que constituem as suas preocupações. Os antigos estudantes, ou alumni, serão também objeto de uma ação, procurando reforçar a sua participação na vida da UC.

Por fim, não serão descuradas as partes interessadas externas, pelo que serão desenvolvidas sessões temáticas dedicadas a Inovação & empreendedorismo e a Empresas & empregadores, para além de reuniões de trabalho e auscultações a parceiros estratégicos locais, nacionais e internacionais – desde a Câmara Municipal de Coimbra, o CHUC, a CCDRC ou a tutela e o CRUP ao Coimbra Group e a universidades parceiras como as que com a UC integram a aliança EC2U – European Campus of City-Universities – e outros agentes externos.

O processo, que contará ainda com uma componente de análise e gestão do risco ao nível estratégico, através da incorporação da prospetiva e da exploração de cenários, será desenvolvido em conjunto com todas as unidades e serviços, garantindo desde o início o alinhamento entre o que será a estratégia da Universidade e os planos de ação que cada uma delas terá de elaborar, e será permanentemente acompanhado pelo Conselho Geral, pelo Senado e pelo Provedor do Estudante.

Em www.uc.pt/planeamento poderá acompanhar o processo de planeamento estratégico da Universidade de Coimbra.

O contributo de todos e de cada um é fundamental para a definição de uma estratégia inovadora, moderna e criativa que permita à UC antecipar o futuro e afirmar a sua posição nos mais elevados e consistentes patamares de qualidade.

Partilhe