O projeto Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas foi apresentado no TAGV

O arranque vai ser dado a 26 de novembro com um colóquio internacional na Faculdade de Letras da UC

17 novembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas é o nome do novo projeto que junta, em coprodução, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e a Pensamento Voador.

Previsto para se realizar entre novembro de 2015 e março de 2016, o projeto evidencia “o modo como queremos representar o futuro”, explica o diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira.

Um colóquio internacional vai dar o pontapé de saída no projeto Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas. O evento vai ter lugar entre 26 e 28 de novembro, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É “um projeto multidisciplinar que vai ter vários momentos públicos”, explica Fernando Matos Oliveira. Através de “projetos de edição podemos reforçar a capacidade e a criação contemporânea de pensar em si e se pensar em espaço público”, conta o responsável. Assim, o diretor do TAGV sublinha a importância do colóquio como forma de “interpretar o conceito de teatro académico”. “Que sentido faz sermos o único teatro universitário em Portugal?”, questiona.

 

Também Frederico Dinis, da Pensamento Voador, destaca a importância do projeto que pretende “cruzar a investigação e a criação em artes performativas”. Quanto ao colóquio internacional, o responsável afirma que é “o elemento chave de todo o projeto”. “O facto de termos 33 oradores que vêm apresentar os seus projetos de investigação” significa, para os organizadores que estão abarcadas “as pessoas que em Portugal criam massa crítica sobre estes temas”.

O projeto, que é financiado pela DGArtes – Direção Geral das Artes, foi apresentado a 17 de novembro, no Café Teatro do TAGV.

 

Partilhe