Prémio UC atribuído a Tolentino de Mendonça

25 fevereiro, 2021≈ 4 mins de leitura

© DR | Global Imagens

O cardeal, ensaísta, poeta e teólogo José Tolentino de Mendonça é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC). O anúncio foi feito esta quinta-feira (dia 25) pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e o galardão – com o patrocínio Santander Universidades – vai ser entregue a 1 de março, na sessão solene comemorativa do 731.º aniversário da UC.

“Tenho o grato prazer de anunciar que o vencedor do Prémio UC 2021 é o senhor Cardeal D. Tolentino de Mendonça. Trata-se de uma figura ímpar, uma pessoa da cultura, com uma visão social inclusiva, que tocou muito diretamente ao júri, que o nomeou por unanimidade. Não obstante termos diversos candidatos de grande valia, o Cardeal D. Tolentino de Mendonça destacou-se dos demais pela figura inquestionável que é no plano nacional e internacional”, declara o Reitor Amílcar Falcão.

Nascido no Machico (Madeira), a 15 de dezembro de 1965, Tolentino de Mendonça é Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa. Padre desde 1990 e Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé desde 2018, foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco em outubro de 2019. A uma vasta carreira académica, o laureado com o Prémio UC junta uma riquíssima obra cultural e literária.

Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (2001) e da Ordem Militar de Sant’iago da Espada (2015), Tolentino de Mendonça foi em 2020 presidente da Comissão das Comemorações do Dia de Portugal, com uma marcante intervenção (entretanto publicada no livro “O que é amar um País”) sobre como a pandemia de Covid-19 nos “obriga, como comunidade, a reflectir sobre a situação dos idosos” e “implica robustecer o pacto intergeracional”.

Instituído em 2004, e atualmente com o patrocínio do Santander Universidades e o apoio do Global Media Group, o Prémio UC – no valor de 25 mil euros – distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência. “Este ano, pela primeira vez, o Prémio – embora mantendo o valor pecuniário de 25 mil euros – é dividido em duas partes, sendo 10 mil euros para o vencedor e 15 mil euros para uma bolsa de investigação numa área que será determinada pelo vencedor. Tratando-se de quem se trata, acreditamos que será, certamente, de uma área de inclusividade, de resposta às necessidades da sociedade num ano tão difícil como o que estamos a viver e em que a Humanidade, que é o tema da XXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, fica muito bem representada com um premiado desta qualidade”, explica Amílcar Falcão.

O júri do Prémio é presidido pelo Reitor da UC e tem como vice-presidentes Inês Oom de Sousa (administradora do Banco Santander) e Domingos de Andrade (administrador da Global Media e diretor-geral editoral de DN, JN e TSF). Nesta edição participaram como vogais Sofia de Menezes Frère (Diretora do Santander Universidades), Inês Cardoso (Diretora do Jornal de Notícias), Luís Neves (Vice-Reitor da UC e professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC), Pedro Costa Gonçalves (professor da Faculdade de Direito da UC e membro do Conselho Geral da UC),  Matilde Lavouras (professora da Faculdade de Direito da UC e membro do Conselho de Gestão da UC) e Jorge Castilho (presidente da Associação de Antigos Estudantes da UC)

Mais informações e a lista dos vencedores das edições anteriores do Prémio Universidade de Coimbra estão disponíveis em http://www.uc.pt/premiouc.

 

Texto: Rui Marques Simões
Vídeo: Karine Paniza e Marta Costa
Partilhe