Quando a Universidade de Coimbra “vale o esforço” de oito mil quilómetros de bicicleta

Sadegh Alizadeh percorreu a distância que separa Tabriz, no Irão, e Coimbra em cerca de 100 dias.

02 agosto, 2019≈ 4 mins de leitura

Foram 100 dias, 14 países, uma bicicleta e um sonho para realizar. Entre Tabriz, no Irão, e Coimbra, Portugal, Sadegh Alizadeh pedalou cerca de oito mil os quilómetros para o realizar. Antigo estudante ao abrigo do programa Erasmus na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Sadegh Alizadeh foi recebido na Porta Férrea, à chegada à Universidade de Coimbra (UC).

“Oito mil quilómetros em três meses e uma semana é um feito, não apenas do ponto de vista físico mas também do ponto de vista emocional”, afirma António Figueiredo. Para o Vice-Reitor da UC para a Qualidade e Desporto, Sadegh Alizadeh é alguém que “olha para a UC como algo que vale a pena o esforço”. “Com estas manifestações de carinho, a UC sente-se reforçada”, acrescenta António Figueiredo, “e com motivação para percorrer este caminho, que diz respeito à internacionalização”.

O diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC (FCDEFUC), José Pedro Ferreira, acredita que, por vir de “um país e cultura muito diferente da nossa”, o que faz com que “inicialmente, a integração não é muito fácil”, Sadegh Alizadeh foi “um estudante aplicado, bastante interessado e que valorizava bastante as oportunidades e o que tinha à disposição na faculdade”. “Temos feito um esforço no sentido de proporcionar o melhor enquadramento possível”, reflete o diretor da FCDEFUC. De acordo com José Pedro Ferreira, quando há estudantes estrangeiros, “as aulas são lecionadas na língua inglesa na maior parte das unidades curriculares e isso facilita a comunicação”. No caso de Sadegh Alizadeh, o estudante iraniano não apenas “domina o inglês, como fez um esforço de aprendizagem da língua Portuguesa” o que é, para o responsável, “factor de motivação para se enquadrar e ter sucesso nos objetivos que veio cumprir na faculdade”.

Ao ver o regresso, de bicicleta, do antigo estudante, José Pedro Ferreira sublinha “a sensação muito positiva e de muito agrado”. Para o diretor da FCDEFUC, é uma prova de que “a UC e a faculdade têm proporcionado um conjunto de oportunidades e que temos dado um acompanhamento adequado” aos estudantes internacionais.

Sadegh Alizadeh é aluno da Universidade de Trakya (Turquia) e estudou na Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra durante o 1.º semestre de 2018/19.

 

Algumas fotos da chegada à UC aqui:

Estudante de Desporto e Educação Física fez oito mil quilómetros de bicicleta

 

Marta Costa e Karine Paniza

 

Partilhe